10 Dinâmicas para fazer em sala de aula

Qualquer professor adepto ao “aprender brincando” já buscou dinâmicas para fazer em sala de aula. Além de proporcionar diversão, elas contribuem para o desenvolvimento infantil e a socialização das crianças.

Ao investir em tais atividades no contexto educacional os alunos participam de exercícios em grupo, discussões direcionadas e experiências novas. Afinal, cada dinâmica tem um propósito e um modo de implementar.

Neste conteúdo, eu trouxe 10 delas para você usar em situações diferentes. Tem sugestões para quebrar o gelo do 1° dia de aula, para aprimorar o aprendizado e até para se despedir dos alunos no final do ano.

Continue a leitura e anote todas!

A importância das dinâmicas em sala de aula

As dinâmicas para fazer em sala de aula são importantes por diversos motivos. Um deles tem a ver com o mencionado acima: o “aprender brincando”. Não é de hoje que há discussões sobre o tema.

Platão e Aristóteles, inclusive, já refletiam sobre o brincar como parte fundamental da aprendizagem e defendiam o uso de jogos e dinâmicas na escola.

Além disso, esse tipo de atividade também auxilia no desenvolvimento infantil, uma vez que promove habilidades sociais, cognitivas e emocionais. As dinâmicas estimulam a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipe.

Por fim, e não menos importante, as dinâmicas ajudam na socialização dos alunos. Por esta razão, a escola aposta tanto nessas interações desde o primeiro dia de aula. É uma forma dos pequenos se conhecerem e interagirem e trocarem experiências.

10 dinâmicas para fazer em sala de aula

Conheça, agora, 10 dinâmicas para fazer em sala de aula, divididas em três seções:

  • dinâmicas para fazer em sala de aula para quebrar o gelo;
  • dinâmicas para fazer em sala de aula no decorrer do ano;
  • dinâmicas para fazer em sala de aula para se despedir.

Dinâmicas para fazer em sala de aula para quebrar o gelo

As dinâmicas para os primeiros dias de aula são voltadas para “quebrar o gelo”. Em outras palavras, são atividades para que as crianças se conheçam e expressem seus desejos para o ano letivo. Confira algumas!

1. Dinâmica “Cápsula do tempo”

Na dinâmica “cápsula do tempo” cada aluno deve escrever uma carta para si relatando as expectativas para o novo ano letivo. Ou seja, o que espera da professora, dos conteúdos e dos colegas.

Essa carta só será aberta no mês de dezembro, em uma data previamente definida. No dia da leitura, os estudantes devem participar de um exercício que permita compartilhar e refletir sobre as diferentes perspectivas de cada um.

2. Dinâmica “Dois círculos”

A ideia da dinâmica dos “dois círculos” é que os alunos se apresentem de uma maneira diferente. Assim, peça que as crianças se dividam em dois círculos, sendo um dentro do outro e com a mesma quantidade de pessoas.

Após a divisão, toque uma música e solicite que cada círculo gire para um lado. Quando a trilha sonora for pausada o aluno deve se apresentar para aquele que ficou posicionado a frente dele.

3. Dinâmica “Mapa dos sonhos”

Nessa dinâmica, os alunos devem construir uma espécie de “mapa dos sonhos” no qual todos os seus desejos para o futuro estejam nele. A ideia é compartilhar esse mapa com a classe e refletir sobre o projeto de vida de cada um dos novos colegas e como fazer para ajudá-los.

Dinâmicas para fazer em sala de aula no decorrer do ano

As dinâmicas para o decorrer do ano são aquelas que enfatizam os conteúdos já ensinados, como uma espécie de “resumo”. Assim, em vez de usar o lápis e o caderno, utiliza-se esse tipo de atividade interativa. Acompanhe!

4. Dinâmica “Show do milhão”

Bem semelhante ao programa de televisão, a dinâmica “show do milhão” é um jogo de perguntas e respostas com temas já vistos no decorrer do ano. O professor se torna o apresentador e os alunos competem pelo grande prêmio: a melhor nota!

Vale a pena simular a estrutura do programa, usando trilha sonora, opções de ajuda e possibilidade de pular questão ou parar a brincadeira.

5. Dinâmica “Escape room”

Com o mesmo nome do filme lançado em 2019, a dinâmica “escape room” é um desafio no qual os alunos precisam desvendar códigos. Somente com as respostas certas, eles vão conseguir sair da sala de aula onde são “prisioneiros”.

Esses códigos, no entanto, são perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados no bimestre anterior. Vencem os que tiverem prestado mais atenção nas aulas.

6. Dinâmica “Não deixe a bexiga cair”

A dinâmica “não deixe a bexiga cair” foca na importância do trabalho em equipe. Para realizá-la, basta formar uma roda com os alunos e distribuir uma bexiga para cada um. Solicite que encham e mantenham-na no ar, sem deixar cair.

Entretanto, no decorrer da dinâmica é pedido que saia um aluno por vez do círculo, porém a bexiga fica. Os alunos que restarem devem impedir que a bexiga sem dono toque no chão, ao mesmo tempo que equilibram a própria.

Num dado momento será impossível dar conta de todos os balões e isso vai ensiná-los sobre cooperação.

7. Dinâmica “Feitiço contra o feiticeiro”

O objetivo da dinâmica “feitiço contra o feiticeiro” é ensinar que devemos tratar o próximo, como gostaríamos de ser tratados. Assim, peça para os alunos formarem duplas e por meio de um sorteio um deles deve dar um castigo ao outro.

Por exemplo, o líder da dupla número 1 vai solicitar que o amigo se equilibre numa perna só por cinco minutos. No entanto, ao decretar o castigo, a dupla será informada de que quem aplicou a sentença é quem deverá cumpri-la. Logo, a criança que deu o castigo será a castigada.

8. Dinâmica “História coletiva”

Mais uma atividade para certificar-se de que a turma está aprendendo o que é ensinado em sala de aula. Nela, os alunos devem formar um círculo e esperar o tema que será sorteado, como, por exemplo: “o ensino das frações”.

O primeiro vai criar uma história que explique esse tema. No entanto, ele só vai falar o começo dela e esperar que os outros a completem. Além de estimular a criatividade, a dinâmica serve para ver quantas crianças sabem tudo sobre o conteúdo.

Dinâmicas para fazer em sala de aula para se despedir

Por fim, as dinâmicas de despedida servem para finalizar o ano com a sensação de dever cumprido. Além disso, é importante para realizar uma reflexão final com os alunos. Observe!

9. Dinâmica “Carta ao grupo”

Ao contrário da dinâmica do início do ano que pedia ao aluno para escrever uma carta para ele mesmo, nessa a criança escreve para o grupo. Ou seja, todos os alunos vão redigir um texto para a classe.

Nele, a ideia é expor as lições e os ensinamentos aprendidos durante o ano. Melhor dizendo, é um texto de agradecimento ao professor e aos colegas. Uma forma simples e diferente de se despedir.

10. Dinâmica “A pipa”

A dinâmica “a pipa” pode ser iniciada em sala de aula, mas demanda um espaço ao ar livre para a finalização. Na classe, os alunos devem construir uma pipa personalizada, com as cores e enfeites que preferirem.

Após a produção, você deve levá-los ao pátio ou outro espaço ao ar livre para soltarem essa pipa. Enquanto as pipas se mantiverem no ar, a ideia é mostrar que agora eles vão “voar” para outros desafios.

Anotou todas as dinâmicas para fazer em sala de aula?

E então, anotou todas as dinâmicas para fazer em sala de aula? Deu para notar que existe uma atividade para cada objetivo, não é mesmo? Por isso, é possível usá-las em momentos diferentes.

Lembre-se de que elas são excelentes complementos também para reforçar o conteúdo aprendido. Em outras palavras, podem ser utilizadas como uma espécie de resumo bimestral.

De uma forma, ou de outra, as sugestões têm a missão de fugir do tradicional e tornar as aulas mais atrativas. Pode apostar e compartilhar com outros professores que desejam fazer o mesmo.

Espero que as ideias tenham sido úteis. Inclusive, se tiver mais alguma, deixe o seu comentário para enriquecer o conteúdo.

Boa aula e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.