4 formas de ensinar Matemática para TDAH

Ensinar Matemática para TDAH pode ser uma tarefa desafiadora. Entretanto, com as estratégias certas é possível criar um ambiente de aprendizagem mais eficiente para os alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Uma dessas estratégias é apostar em atividades dinâmicas que prendam a atenção das crianças e dividam o ensino em partes. Isso porque pessoas com TDAH possuem dificuldades em focar em orientações extensas, distraindo-se facilmente.

Além disso, investir em recursos pedagógicos, como o Material Dourado, por exemplo, é uma forma de tornar as aulas mais atrativas. Contudo, é importante que esse tipo de proposta seja intencional, reflexiva, objetiva e associada ao conteúdo estudado.

Em outras palavras, mesmo sendo atividades lúdicas, elas precisam se conectar com a matéria para uma melhor absorção dos conceitos. Pensando nisso, neste conteúdo, você vai acessar 4 maneiras de ensinar Matemática para TDAH.

Antes de tudo, o que é TDAH?

TDAH é a sigla para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Trata-se de um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de concentração, controle de impulsos e, em alguns casos, promove a hiperatividade. Assim, os alunos com essa condição podem apresentar as seguintes características:

  • dificuldade de atenção;
  • problemas para concluir tarefas;
  • perda de raciocínio;
  • desorganização;
  • hiperatividade;
  • impulsividade.

Esses indícios podem ficar mais evidentes na escola, quando a criança precisa focar no aprendizado e testar suas habilidades. No entanto, o diagnóstico deve ser confirmado pelos profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.

Já o tratamento pode incluir terapia comportamental e medicação para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Vale dizer que a orientação educacional também é válida, principalmente quando o aluno apresenta dificuldade em determinada disciplina.

Como o TDAH afeta a aprendizagem matemática?

O TDAH afeta a aprendizagem matemática de maneira ampla. Isso ocorre pelos desafios serem mais acentuados pela natureza cumulativa e sequencial da matéria. Em outras palavras, a disciplina exige atenção, foco nos processos lógicos e capacidade de seguir múltiplas etapas.

Abaixo estão alguns dos principais efeitos do TDAH na aprendizagem da matemática:

  • dificuldade em manter o foco: a matemática requer que o aluno mantenha a concentração para a resolução de contas e situações-problema. Os alunos com TDAH tendem a se distrair durante o processo, perder o raciocínio e cometer erros
  • respostas impulsivas: o TDAH pode fazer com que o estudante responda a perguntas de maneira impulsiva, sem refletir ou raciocinar;
  • problemas de organização: a disciplina, muitas vezes, usa símbolos, fórmulas e dados para chegar ao resultado. Crianças com TDAH podem apresentar dificuldades em organizar essas informações;
  • ansiedade e frustração: quando não conseguem acompanhar os colegas, os alunos com TDAH se sentem ansiosos e frustrados, desenvolvendo uma relação negativa com a matéria.

Para ajudar os alunos com TDAH a superar essas barreiras em matemática, é necessário adotar abordagens que incluam um ensino visual e interativo. Além disso, desmembrar as aulas e oferecer atividades mais curtas também é fundamental para uma aprendizagem mais eficaz.

Abaixo, você acessa 4 estratégias detalhadas de ensinar Matemática para TDAH. Acompanhe!

4 Estratégias para Ensinar Matemática para TDAH

Agora que você já sabe quais são as dificuldades dos alunos com TDAH, é o momento de conhecer algumas estratégias para driblá-las. Vale dizer que todas as soluções deixadas visam estimular o desenvolvimento em relação à criatividade, à exploração e à assimilação de forma menos exaustiva.

1. Crie um ambiente de aprendizado inclusivo

Antes de pensar nas atividades de Matemática para TDAH, é importante criar um ambiente de aprendizagem inclusivo. Afinal, é indispensável que todas as crianças se sintam acolhidas em sala de aula. Para isso, aposte em:

  • espaço livre de distrações excessivas: a sala de aula deve ser um espaço organizado e livre de distrações excessivas, uma vez que alunos com TDAH perdem o foco facilmente;
  • rotinas pré-estabelecidas: a rotina também é muito importante para as crianças com TDAH. Isso porque uma estrutura previsível auxilia na diminuição da ansiedade e impulsividade;
  • pausas para movimentação: as pausas para movimentação são fundamentais para os alunos com TDAH, pois ajudam a liberar a energia acumulada, melhorando o foco e reduzindo a impulsividade. Além disso, elas ajudam a retornar à atividade de maneira mais engajada.

2. Use recursos pedagógicos

Como já mencionado, o uso de recursos pedagógicos é uma excelente estratégia para ensinar Matemática para TDAH. Entre as principais abordagens, podemos destacar:

  • ábaco;
  • material dourado;
  • fichas;
  • gráficos;
  • diagramas;
  • jogos educativos.

Essas opções tornam o ensino dos conceitos da disciplina, até então abstratos, em algo mais concreto e acessível.

3. Foque na variedade e na flexibilidade

Variar e flexibilizar são estratégias muito eficientes quando o assunto é Matemática para TDAH. No que diz respeito à variedade, falamos da diversidade de propostas. Ou seja, o ideal é sempre alternar as atividades para manter o interesse e a atenção dos alunos.

Já em relação à flexibilidade, é fundamental adaptar as propostas sempre que elas não atenderem aos objetivos. Assim, é possível reaproveitar os exercícios do livro, flexibilizando-os para serem mais dinâmicos.

4. Aposte no gerenciamento de tempo

Uma das principais dificuldades dos alunos com TDAH é o gerenciamento de tempo. Isso porque eles não conseguem focar em tarefas por longos períodos. Deste modo, abaixo estão algumas estratégias para ajudar com essa questão:

  • divida as atividades em partes menores e estabeleça metas de tempo para elas;
  • use temporizadores para os alunos conseguirem monitorar o tempo de produção e permanecerem focados;
  • priorize as atividades mais importantes e ajude as crianças a se concentrarem nelas primeiro.

As estratégias certas ajudam no ensino da Matemática para TDAH

Até aqui ficou claro que apostar nas estratégias certas é o melhor caminho para o ensino da Matemática para TDAH. Embora o desafio seja grande, há sempre uma forma de vencê-lo e tornar a sala de aula mais acolhedora e inclusiva.

Em outras palavras, a ideia é organizar o ambiente, usar recursos pedagógicos, focar na variedade e flexibilidade e gerenciar o tempo. Essas pequenas atitudes vão despertar um interesse maior por parte dos alunos.

Ao promover o interesse, parte do trabalho já está feito. Afinal, o entusiasmo por aprender uma disciplina é o que move a absorção de conteúdos de forma ampla. Por isso, use essas estratégias e ajude as crianças com TDAH a alcançarem seu pleno potencial matemático.

Por meio da dedicação e apoio adequado é possível evoluir, independentemente de quais são os obstáculos.

Boa aula e até a próxima!

 

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