O ensino da matemática é fundamental para a formação escolar das crianças, sendo a adição um dos aspectos principais desse aprendizado. Neste contexto, as atividades que envolvem a soma são apresentadas aos alunos desde a Educação Infantil, ampliando a sua complexidade no avançar dos ciclos.
Na quarta série, por exemplo, é comum que esse tipo de conceito já esteja ativo na mente dos pequenos. Assim, uma das maneiras mais eficazes de isso ser mantido é combinando o ensino da Adição com o Material Dourado no 4°ano. Desta forma, os resultados tendem a ser ainda mais expressivos.
Com base nisso, neste conteúdo, vamos discutir a importância de mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano. Você vai entender por que esse tipo de abordagem continua sendo eficiente mesmo com o avançar dos anos escolares, e como aplicá-la de forma correta. Continue com a gente!
Por que mesclar a Adição com Material Dourado no 4.º ano?
Mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano é fundamental. Isso porque, mesmo que as crianças já tenham visto e trabalhado muito com atividades que exigiam a soma, a complexidade tende a aumentar.
Nesse sentido, é válido destacar que, ao avançar a série, os conceitos, ainda que sejam os mesmos, sofrem alterações. Ou seja, por mais que a adição tenha sido muito usada na terceira série, por exemplo, na quarta ela pode atuar de forma mais complicada.
Em razão disso, é indicado que o Material Dourado ainda seja utilizado para esse fim. Afinal, ele oferece uma série de benefícios significativos, como:
1. Visualização e compreensão de conceitos
Ao combinar a Adição com Material Dourado no 4°ano, as crianças conseguem visualizar e compreender os conceitos ensinados. Em outras palavras, é possível ver claramente como os números são compostos pelas unidades, e como ocorre a estrutura numérica.
Ademais, as peças douradas auxiliam na soma com números maiores, uma vez que é mais simples realizar contas com blocos do que com lápis e papel.
2. Experiência tátil
Assim como mencionado acima, usar o Material Dourado na hora de fazer somas é muito mais simples que realizar as contas no papel. Quando manipulam as peças douradas, os alunos têm uma experiência tátil, o que torna os conceitos ensinados mais concretos.
3. Estímulo à autonomia
Por fim, ao mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano, as crianças tendem a ter um maior estímulo à autonomia. Isso porque, durante o uso dos blocos, elas conseguem experimentar diversas combinações e hipóteses que as levam a se sentirem protagonistas do próprio aprendizado.
Como combinar a Adição com Material Dourado no 4.º ano?
Para combinar a Adição com Material Dourado no 4° ano, é importante seguir algumas recomendações. São elas:
- introdução gradual: o Material Dourado deve ser introduzido aos poucos, especialmente se os alunos não tiverem usado no ano anterior. Assim, o ideal é começar pelas unidades e depois adicionar dezenas e centenas;
- uso de atividades lúdicas: na quarta série, os alunos ainda são crianças e, em razão disso, o “aprender brincando” ainda é uma pauta. Por isso, é fundamental inserir atividades lúdicas, como desafios e jogos com o Material Dourado, para tornar o ensino mais dinâmico;
- momento de exploração: ao usar o Material Dourado, é essencial que os alunos tenham a oportunidade de explorá-lo. Ou seja, além das atividades propostas, é importante deixar os alunos usarem as peças da forma que preferirem, criando suas próprias experiências e teorias.
- conexões com o mundo real: outro ponto fundamental, é realizar conexões com o mundo real, isto é, mostrar como a adição e o Material Dourado estão associados com as situações do dia a dia. Para isso, atividades sobre como fazer compras ou pagar contas tendem a ser interessantes;
- prática contínua: assim como em todos os campos de aprendizagem, a prática leva a perfeição. Por isso, é primordial que os alunos sempre tenham atividades que combinem a Adição com o Material Dourado no 4°ano.
5 sugestões de atividades de Adição com Material Dourado 4.º ano
Agora que você já falamos sobre a importância e como combinar Adição com Material dourado no 4.º ano, chegou a hora de você conhecer 5 sugestões de atividades para aplicar em sala de aula.
Vale dizer que, em razão do 4° ano ser uma série mais avançada na matemática, as sugestões a seguir são mais complexas. Assim, as crianças podem construir habilidades avançadas de adição e lidar com números maiores.
1. Soma com números decimais
A atividade de soma com números decimais é uma excelente forma de unir a Adição com Material Dourado no 4° ano.
Assim, ela deve ser realizada por meio da apresentação de problemas que envolvam a soma com números decimais. Ou seja, operações como: 35,75 + 14,56, 45,80 + 17,22 ou 25,85 + 38,47. por exemplo.
Para a resolução dessas operações, as crianças devem usar o Material Dourado para representar os números decimais. Desta forma, é necessário posicionar as peças de forma que encontrem a resposta na visualização.
Uma boa sugestão, é usar o Material Dourado colorido para separar as unidades e os décimos. Você pode encontrá-lo com cores nas versões de plástico ou EVA. No conteúdo abaixo, é possível saber mais sobre o assunto.
→ Material Dourado em Madeira, Plástico ou EVA: qual o melhor?
2. Soma com números de 3 dígitos
Além da soma com números decimais, a soma com números de 3 dígitos, costuma ser uma excelente forma de mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano.
Para a realização dessa atividade é necessário elaborar exercícios de adição com números de três dígitos como: 258 + 145, 528 + 132, ou 274 + 341, por exemplo. Assim, como na sugestão anterior, os alunos devem usar as peças douradas para chegar ao resultado das somas.
A indicação aqui, também é usar Material Dourado colorido para ser possível a divisão dos 3 números por cores diferentes. No entanto, caso a turma tenha mais facilidade, não é necessário. Inclusive, uma boa dinâmica é dividir a sala em 3 grupos, nos quais cada um fique responsável por um dígito.
3. Soma de números com reagrupamento
Embora seja bem semelhante à atividade anterior, a soma de números com reagrupamento é um pouco mais complexa. Isso porque, os pequenos também precisam utilizar o Material Dourado para realizar somas como 650 + 500, 501 + 600 + 300 + 850, por exemplo.
Contudo, quando o resultado ultrapassar 3 dígitos, eles precisam reagrupar um bloco para a coluna seguinte, isto é, de centena para milhar. Esse tipo de atividade é excelente para que os alunos tenham noções de agrupamento.
4. Soma com múltiplos números
A soma com múltiplos números também é uma forma de combinar Adição com Material Dourado no 4° ano. Isso porque, ela se trata de operações como: 125 + 200 + 300. Ou seja, são contas bem semelhantes às anteriores, porém por envolver mais números se tornam ainda mais complexas.
A realização dessa atividade é da mesma maneira das demais, isto é, os alunos devem usar as peças douradas para chegar ao resultado. No entanto, pelos múltiplos valores ao mesmo tempo, a capacidade é testada ainda mais.
Embora as crianças possam fazer essas contas sozinhas, é interessante apostar em dinâmicas em duplas ou grupos, especialmente nas primeiras vezes. Além de ajudar na atividade, quando realizam juntos, os alunos também aprimoram a socialização.
5. Campeonato de atividades
Por fim, uma forma de mesclar Adição com Material Dourado no 4° ano é realizando um campeonato de atividades. Essas atividades podem ser as 4 que deixamos neste conteúdo, ou outras a critério do aplicador.
Vamos supor que as atividades escolhidas foram as apresentadas anteriormente. Desta forma, basta dividir a turma em 2 ou mais grupos e intercalar as dinâmicas de forma que o vencedor seja o grupo que terminar primeiro.
É importante lembrar que todas as atividades devem ser realizadas com o auxílio das peças douradas e a competição só termina quando todos finalizarem. Inclusive, é válido distribuir pontos e prêmios para todos os participantes.
Entendeu como mesclar a Adição com Material Dourado no 4.º ano?
E então, entendeu como mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano? Até aqui, foi possível notar os benefícios de adotar as peças douradas como aliadas na aprendizagem da matemática. Além da melhoria no desempenho, as crianças também fortalecem o raciocínio lógico e compreendem a matéria de forma aprofundada.
Com essa base sólida, os alunos do quarto ano estarão preparados para realizar contas de adição das mais simples, às mais complexas. Inclusive, é válido destacar que as atividades de soma abrem as portas para outras operações como subtração, multiplicação e divisão.
É importante mencionar que as atividades deixadas neste conteúdo vão desde a adição de números decimais, até a soma com múltiplos números. Desta forma, as crianças do quarto ano conseguirão aprimorar as suas habilidades matemáticas de forma mais simples e dinâmica.
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Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.