Para alguns, a Matemática no 2° ano do Ensino Fundamental nada mais é do que a continuação dos conteúdos aprendidos no 1° ano. De certa forma, quando falamos no currículo escolar, esse pensamento faz todo sentido.
No entanto, é entre a segunda e a quinta série que as crianças formam opiniões em relação à disciplina. Isso significa que a matemática no 2° ano, é ainda mais importante para o desenvolvimento matemático.
Neste contexto, acompanhar o sistema educacional brasileiro, e o conjunto de diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial. Contudo, a maneira como a matéria é ensinada pode variar entre escolas, cidades, turmas e professores, respeitando o núcleo comum de conhecimento que todos os alunos precisam adquirir.
Para entender em detalhes sobre o ensino da Matemática no 2° ano, continue a leitura do artigo!
Qual a importância do ensino da Matemática no 2° ano?
O ensino da Matemática no 2° ano é importante, pois é nessa fase escolar que os alunos criam concepções a respeito da disciplina em questão. Além disso, nesse período, as crianças aprendem o sistema numérico, a noção de espaço, as medidas e grandezas e a realização de cálculos mentais.
A educação matemática na segunda série do Ensino Fundamental deve ajudar o aluno a:
- compreender a disciplina de maneira natural;
- ampliar a visão de mundo, por meio dos conceitos matemáticos;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- estimular a curiosidade;
- integrar o estudo da matemática com o seu cotidiano;
- criar estratégias para a resolução de situações-problemas;
- interagir com todos os aspectos da matemática, visualizando a relação entre conceitos, como as quatro operações e os números, por exemplo;
- saber se comunicar matematicamente, isto é, usar corretamente os símbolos matemáticos.
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Vale dizer que no segundo ano do Ensino Fundamental, os alunos têm entre sete e oito anos. Nessa faixa etária, as crianças desenvolvem a sua parte cognitiva, e passam a pensar de forma mais lógica e concreta. Em outras palavras, estão aptas a compreender os números e as relações entre eles.
Entretanto, para melhores resultados, o aprendizado matemático não deve ser limitado a livros, lousa, e operações mecânicas. Os alunos devem entender o “porquê” por trás dos procedimentos e se sentirem confortáveis para explorar e resolver questões.
6 estratégias para ensinar Matemática no 2° ano
Abaixo, você confere 6 estratégias para ensinar matemática no 2° ano. Como dito acima, para alunos dessa faixa etária, o ideal é apostar em abordagens mais dinâmicas, para uma melhor assimilação dos conteúdos. Acompanhe!
1. Utilize recursos pedagógicos
A primeira sugestão para ensinar Matemática no 2° ano é a de sempre utilizar recursos pedagógicos. Assim, muito mais do que os meios tradicionais como a lousa, o caderno e os livros, é possível investir em:
- material dourado;
- ábaco;
- figuras geométricas;
- fichas de contagem;
- blocos de construção;
- jogos de tabuleiro;
- cartas;
- dentre outros.
Inclusive, é fundamental montar um espaço matemático na sala, do mesmo modo feito nas aulas de Português. Os cartazes com números são excelentes opções para a visualização diária.
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2. Aposte em jogos matemáticos
Os jogos matemáticos são essenciais quando o assunto é o ensino da Matemática no 2° ano. Assim, é necessário apostar em dinâmicas como:
- quebra-cabeça matemático;
- dominó de operações;
- bingo com números;
- mercadinho do bairro;
- dentre outras.
As opções acima tornam o aprendizado mais lúdico e incentivam a prática de cálculos mentais e resolução de problemas. Os alunos aprendem mais quando têm acesso aos conteúdos e conceitos matemáticos, de maneira divertida e interativa.
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3. Invista na interdisciplinaridade
Não há nada melhor do que combinar duas ou mais disciplinas para ampliar a compreensão em cada uma delas. Por isso, invista em interdisciplinaridade na hora de ensinar Matemática no 2° ano.
Nesse sentido, é válido mesclar, por exemplo, Arte com Matemática. Por meio de mosaicos e formas geométricas, as crianças conseguem entender um pouco sobre as duas disciplinas.
Além disso, a matéria de Educação Física também pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática no 2° ano. Isso porque, nos esportes, os alunos aprendem conceitos de distância, contagem, repetições, espaços, entre outros.
A verdade é que todas as disciplinas, de alguma forma, podem auxiliar na compreensão da matemática. Basta uma dose de criatividade e trabalho em equipe, entre alunos e professores.
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4. Use a tecnologia
A tecnologia é uma das maneiras mais simples e atuais de ensinar Matemática no 2° ano. Seja por meio de sites educativos ou aplicativos, o importante é investir em conteúdos que reforcem os conceitos da disciplina.
As plataformas interativas permitem que os alunos pratiquem habilidades matemáticas por intermédio de jogos e brincadeiras online. Além disso, algumas dispõem de conteúdos como exercícios com perguntas e respostas, estilo simulado.
Algumas escolas possuem salas equipadas com tablets e computadores que podem ser usados para esses fins. Contudo, na falta desse tipo de suporte, as atividades matemáticas digitais podem ser enviadas para treino em casa.
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5. Aplique situações do cotidiano
Não existe uma forma mais prática de ensinar Matemática no 2° ano do que trazer situações cotidianas para a sala de aula. Em outras palavras, investir em situações-problema relacionadas ao dia a dia dos alunos é sempre uma excelente escolha.
Assim, em vez de falar da Maria que foi ao banco pagar um boleto, a ideia é falar do João que comprou doces na cantina ou emprestou brinquedos ao amigo. Ao visualizar o contexto, as crianças conseguem se sentir parte dele, tornando o aprendizado mais tangível.
Além disso, atividades como cálculo de tempo, ingredientes para uma receita ou elaboração de uma lista de mercado são perfeitas para a aplicação matemática, na prática. Melhor dizendo, inserir os alunos em cenários matemáticos reais é sempre uma forma simples de ensinar a disciplina.
6. Conte histórias matemáticas
Por fim, e bem semelhante à estratégia da interdisciplinaridade, a contação de histórias matemáticas pode ajudar na compreensão da matéria. Em outras palavras, investir em leituras de livros e contos que integram números e operações matemáticas estimula a curiosidade e o pensamento crítico dos pequenos.
Assim, em vez de narrativas comuns, a ideia é contar histórias que falem sobre números, ou mostrem dinâmicas matemáticas entre personagens. Uma família que aumentou, uma criança que aprendeu a contar, ou uma casa construída com formas geométricas são excelentes opções.
Entendeu tudo sobre o ensino da Matemática no 2° ano?
Como dito no início deste conteúdo, o ensino da Matemática no 2° ano é ainda mais importante do que no 1°. Isso porque, na primeira série, as crianças estão conhecendo a disciplina, já na segunda, passam a compreendê-la e criar concepções sobre ela.
No entanto, para que os alunos gostem da matéria e a vejam como mais que uma obrigação escolar, é necessário apostar em abordagens dinâmicas. Assim, nesse artigo, há algumas formas de introduzir o ensino na sala de aula de maneira diferente do tradicional.
A ideia é que os pequenos aprendam enquanto se divertem, por intermédio de propostas interativas. Os recursos pedagógicos como os jogos, aplicativos e plataformas online são grandes aliados no aprendizado da disciplina.
Assim, apostar em cada um deles ajuda as crianças a compreender melhor o universo matemático. Inclusive, combinar duas ou mais estratégias pode tornar a experiência ainda maior, e com melhores resultados.
Lembre-se de deixar as suas impressões para enriquecer o conteúdo, e compartilhá-lo para que mais pessoas conheçam as estratégias para o ensino da Matemática no 2° ano.
Boa aula e até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.