Matemática no 3° ano: confira 6 estratégias para ensinar a disciplina na série em questão

Assim como no 1° e 2° ano, a Matemática no 3° ano do Ensino Fundamental é uma das disciplinas essenciais do currículo escolar. Isso porque ela desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo das crianças, nessa fase.

Na terceira série, os alunos estão em período de transição, no qual os conceitos básicos estão sendo solidificados. Em outras palavras, quando ingressam no primeiro ano entendem a matéria, no segundo, criam concepções sobre ela, e no terceiro aprendem temas mais complexos.

Nesse sentido, além da compreensão do sistema numérico, a geometria e as medidas são ainda mais introduzidas na aprendizagem. Melhor dizendo, no 3° ano, os pequenos aprofundam os conhecimentos dos anos anteriores e ampliam a compreensão da geometria.

Em razão disso, o ensino da Matemática no 3° ano também precisa contar com métodos e estratégias que facilitem o aprendizado. Por isso, é fundamental que os educadores usem abordagens dinâmicas e interativas para um ensino-aprendizagem mais acessível e envolvente.

Conheça algumas sugestões neste conteúdo!

Quais são os conteúdos de Matemática no 3° ano?

O ensino da Matemática no 3° ano deve começar pela revisão dos conteúdos dos anos anteriores. É provável que, a esta altura, as crianças já conheçam bem a linguagem do sistema numérico e saibam resolver problemas matemáticos de baixa complexidade.

Além disso, é esperado que os alunos tenham plena facilidade nas operações básicas de adição e subtração e estejam familiarizados com a divisão e multiplicação. Inclusive, esses conceitos precisam ser aprimorados, aumentando assim, o grau de dificuldade.

No 3° ano, os alunos são apresentados aos conceitos de frações e decimais, abrindo um novo leque de conhecimento dos números e suas possibilidades. Ademais, as crianças também devem se aprimorar na geometria, identificando e descrevendo formas geométricas, além de aprender conceitos de simetria.

Logo, a estruturação do ensino de matemática do 3° ano do Ensino Fundamental é composta por:

  • aprofundamento dos conceitos dos anos anteriores;
  • domínio da linguagem do sistema numérico;
  • resolução de problemas mais complexos;
  • ampliação do nível de conhecimento das operações básicas;
  • introdução à fração;
  • aprimoramento da geometria e conceitos de simetria.

Para tornar o ensino desses conceitos acessíveis e significativos, os professores precisam adotar abordagens práticas e interativas. O uso de recursos pedagógicos, bem como a inserção de jogos e atividades lúdicas, torna o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

6 estratégias para ensinar Matemática no 3° ano

Agora que você já sabe quais são os conteúdos de Matemática no 3° ano, chegou a hora de conhecer 6 estratégias para aplicá-los de forma mais dinâmica e interativa. Acompanhe!

1. Explore a disciplina em ambientes externos

Levar os alunos para fora da sala de aula é uma excelente forma de ensinar Matemática no 3° ano. Isso porque conectar a disciplina ao mundo real faz com que ela se torne mais tangível e atrativa aos pequenos.

Assim, contar os elementos da natureza ou medir o perímetro de uma quadra são algumas das maneiras de ensinar a matéria, na prática. Além disso, é possível fazer um passeio no mercado do bairro e comparar preços.

É importante mencionar que as atividades realizadas em ambientes externos também ajudam no desenvolvimento motor. Em outras palavras, exercícios como correr, pular, escalar e escorregar podem ser feitos em conjunto com a disciplina de Educação Física.

2. Use gráficos e tabelas

Os gráficos e tabelas são ótimos auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no 3° ano. Com eles, as crianças têm acesso a representações visuais com informações pertinentes ao conteúdo ensinado.

Melhor dizendo, por intermédio dos gráficos e tabelas, os alunos conseguem fazer comparações e visualizar a quantidade de determinados elementos em cada setor, por exemplo.

Esse tipo de recurso ajuda na hora da resolução de situações-problema, que solicitam extração de dados. Inclusive, os gráficos e as tabelas podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de informações, em diferentes disciplinas.

3. Aposte em atividades de construção e engenharia

Os tão conhecidos “blocos de construção e engenharia” são muito mais que simples brinquedos quando o assunto é a Matemática no 3° ano. Esses kits infantis, embora pareçam próprios apenas para a diversão, também são uma forma de “aprender brincando”.

Ao construir torres, pontes e outras estruturas, as crianças conseguem entender conceitos como quantidade, equilíbrio, proporção e força. Além disso, as atividades com os blocos auxiliam na socialização e interação em grupo.

4. Combine Arte e Matemática

A interdisciplinaridade é uma das práticas mais efetivas na hora de ensinar Matemática no 3° ano. Além de apresentar o universo dos números de maneira criativa, também é possível mesclar a aprendizagem de diferentes disciplinas, ao mesmo tempo.

Nesse sentido, combinar Arte e Matemática é uma ótima maneira de implementar a geometria aos poucos. Assim, em vez de ensinar os conceitos da disciplina na teoria, é possível criar mosaicos e padrões, permitindo que as crianças os explorem de forma prática e visual.

Vale dizer que as atividades interdisciplinares devem valer nota para todas as matérias envolvidas. Por isso, é importante haver planejamento entre os professores para que nenhuma disciplina fique no prejuízo.

5. Use e abuse da tecnologia

Os avanços tecnológicos permitem que hoje a Matemática no 3° ano também seja ensinada por intermédio de sites e aplicativos. Inclusive, as plataformas educacionais podem servir como complemento das aulas presenciais.

Além das opções interativas para aprender a disciplina com atividades e exercícios, também é possível apostar em jogos e dinâmicas online. Inclusive, alguns deles oferecem níveis que se ajustam à habilidade de cada aluno e competições para duas ou mais crianças de uma vez.

Caso a escola conte com salas interativas e equipadas com computadores e notebooks, vale a pena reservar alguns momentos para usar a tecnologia. No entanto, se o colégio ainda não tiver esse recurso, os alunos podem acessar as plataformas de casa com o auxílio dos pais.

6. Não esqueça dos recursos pedagógicos e dos jogos

Os recursos pedagógicos e os jogos são as principais sugestões para proporcionar aulas de Matemática no 3° ano mais dinâmicas e atrativas. Assim, quando falamos em recursos, podemos destacar:

  • ábaco;
  • material dourado;
  • tabelas;
  • gráficos;
  • cartas numéricas;
  • blocos de construção;
  • jornais e revistas com conteúdos matemáticos;
  • entre outros materiais manipulativos.

Além de servirem como auxiliadores para o ensino da matéria, todas as opções citadas também podem ser a base para jogos e dinâmicas. Um bom exemplo disso são os jogos com material dourado. Existe uma infinidade de opções com esses blocos.

Contudo, mais do que criar alternativas divertidas de ensino, é possível apostar em algumas prontas, como, por exemplo:

  • quebra-cabeças;
  • jogo de bingo;
  • dominó;
  • cartas de baralho;
  • tabuleiros;
  • dentre outros.

Todas as opções de jogos que contenham números podem ajudar no ensino da Matemática no 3° ano. Inclusive, investir em uma dupla de “dados” já é suficiente para desenvolver dinâmicas incríveis que se alinham com a disciplina em questão.

Entendeu tudo sobre o ensino da Matemática no 3° ano?

Ensinar Matemática no 3° ano é uma tarefa muito mais desafiadora do que difícil. Isso porque seguir o currículo escolar é algo que todos os professores sabem fazer; no entanto, apostar na criatividade para uma melhor compreensão da matéria, nem todos conseguem.

Conforme visto até aqui, existem inúmeros métodos e estratégias para se adaptar ao cronograma diário visando melhores resultados com a disciplina. Desde levar os alunos para explorar ambientes externos, até apostar em jogos, opções não faltam.

Inclusive, incorporar novos recursos e atividades práticas faz com que a Matemática no 3° ano seja divertida e chame a atenção das crianças. Afinal, aprender “na marra” não é o suficiente. É necessário que os alunos gostem da matéria e realizem as tarefas com leveza.

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Boa aula e até a próxima!

 

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