A quinta série do Ensino Fundamental é um marco na vida de qualquer criança, afinal um novo ciclo está chegando. Em razão disso, as disciplinas se tornam mais complexas e a responsabilidade muito maior. A matemática no 5° ano, por exemplo, exige muito mais dos alunos do que nos anos anteriores.
Isso porque alguns conceitos são aprofundados como a álgebra e a geometria, por exemplo, e outros entram para ficar como a probabilidade estatística. Além disso, como já mencionado, a quinta série encerra o Ensino Fundamental I. Por esse motivo, o ensino deve ser um preparatório para novos desafios.
Cabe ressaltar que no 5° ano os alunos ainda são considerados crianças e, por isso, há espaço para atividades lúdicas e jogos estratégicos. Contudo, trata-se de uma fase na qual as disciplinas devem ser levadas mais a sério.
Para lhe ajudar, neste artigo, você conhecerá 6 maneiras de ensinar Matemática no 5° ano. Continue a leitura e aposte em nossas sugestões!
Quais são os conteúdos de Matemática no 5° ano?
Antes de tudo, é importante saber quais conteúdos compõem o currículo escolar da Matemática no 5° ano. Afinal, esse conhecimento é o ponto de partida para o planejamento das estratégias em sala de aula.
Além do resumo dos anos anteriores, a estrutura matemática na quinta série conta com:
- números decimais;
- frações;
- porcentagem, soma e subtração;
- multiplicação e divisão;
- multiplicação e divisão com frações;
- álgebra;
- geometria;
- grandezas e medidas;
- probabilidade estatística;
- educação financeira.
Nesse sentido, algumas habilidades são esperadas no 5° ano. Em outras palavras, até a conclusão da quinta série, os alunos devem saber:
- ler, escrever e ordenar números;
- reconhecer as regras da numeração decimal;
- identificar e analisar frações;
- resolver situações-problema;
- utilizar unidades de medida;
- dominar a porcentagem e as demais operações básicas
- reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas;
- interpretar dados estatísticos;
- dentre outras.
Vale dizer que o ensino-aprendizagem não deve depender somente do livro didático. Por isso, abaixo deixei 6 maneiras para ensinar Matemática no 5° ano. Acompanhe!
6 maneiras de ensinar Matemática no 5° ano
Agora que você conheceu os conteúdos de Matemática no 5° ano e as habilidades esperadas, chegou a hora de conferir 6 maneiras de aplicá-las. Acompanhe, a seguir!
1. Desenvolva o pensamento algébrico
No 4° ano do Ensino Fundamental a álgebra é inserida de forma gradual. Entretanto, no 5° ano ela precisa ser desenvolvida para a formação do pensamento algébrico. Neste contexto, introduzir padrões numéricos é essencial para criar uma base sólida do entendimento do conceito no futuro.
Assim, os alunos precisam começar o reconhecimento e a generalização de padrões, facilitando a compreensão das expressões algébricas nos próximos anos. Deste modo, a ideia é apresentar sequências numéricas e propor que as crianças descubram as regras que as envolvem.
Esse tipo de prática é fundamental para a familiarização com o conceito de variáveis e expressões.
2. Faça conexão entre conteúdos
Uma excelente forma de ensinar Matemática no 5° ano é fazer a conexão entre conteúdos. Isso porque a transição do 5° para o 6° ano exige uma grande mudança. Desta forma, ao ensinar frações, por exemplo, é importante explicar como elas se conectam com os conceitos do futuro, como porcentagem e proporções.
O aluno precisa entender que no 6° ano as frações evoluirão para operações mais complexas, como adição e subtração com denominadores diferentes. Assim, ao estabelecer essas conexões, eles compreenderão que os conteúdos são sempre interligados. Por isso, é importante aprendê-los de forma integrada.
Para isso, é possível apresentar situações-problema que envolvam a partilha de uma pizza e questionar os alunos como esse cenário pode ser representado. Isso irá prepará-los para a introdução de equações no futuro.
3. Foque na resolução dos problemas
No 5° ano é fundamental focar na resolução de problemas. Isso porque nessa fase, os alunos precisam aprender a criar suas próprias estratégias. Inclusive, na quinta série as crianças já se deparam com problemas com mais de uma solução, o que permite a exploração de diferentes caminhos.
A ideia é apresentar situações-problema abertas como, por exemplo: “Como gastar R$ 100 em uma loja de doces?”. Esse tipo de questionamento desafia o pensamento crítico e a criatividade para encontrar soluções que resolvam uma mesma situação.
4. Use tecnologia e ferramentas digitais
Integrar a tecnologia e as ferramentas digitais é cada vez mais importante quando o assunto é a Matemática no 5° ano. As crianças nessa fase já sabem manusear smartphones, tablets e computadores e essa habilidade pode ajudar muito no aprendizado.
Os softwares educativos e os aplicativos interativos ajudam na visualização e na manipulação de números de forma dinâmica. Além disso, os recursos digitais incentivam o aprendizado criativo e exploratório.
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5. Aposte nas aplicações práticas
Durante todo o período escolar, as aplicações práticas são propostas que costumam trazer bons resultados. Com a Matemática no 5° ano isso não seria diferente. Em outras palavras, trazer o cotidiano para a sala de aula é uma forma de fazer os alunos perceberem a relevância da disciplina.
Neste contexto, envolver cálculos de tempo, dinheiro e medições nas situações do dia a dia é uma maneira de facilitar o entendimento desses conceitos. Inclusive, é possível ensinar a geometria por meio das formas geométricas usadas pelas crianças ou pela posição relativa no espaço em que elas se encontram.
6. Explore múltiplas estratégias
Por fim, é importante dizer que o ensino da Matemática no 5° ano deve ocorrer pela exploração de múltiplas estratégias. Em outras palavras, é válido apostar em todas as sugestões deixadas aqui.
Isso porque usar diferentes abordagens ajuda na ampliação da capacidade e do pensamento crítico. Além disso, a combinação de métodos faz com que as aulas sejam sempre diferentes e dinâmicas.
A ideia é mesclar as sugestões acima com jogos e recursos pedagógicos, de modo que tudo se complete e auxilie na absorção de conteúdos. Assim, não podemos esquecer de apostar em:
- ábaco;
- material dourado;
- calculadora;
- tabelas;
- gráficos;
- blocos de construção;
- entre outros.
A união de recursos colabora para uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.
- Leia também: Ábaco e Material Dourado: quando usar cada um?
Tudo pronto para ensinar Matemática no 5° ano?
E então, tudo pronto para ensinar Matemática no 5° ano? Embora a fase exija maior seriedade na aplicação de conteúdos, existe uma vasta gama de opções para abordagens mais dinâmicas.
Assim, fugir do tradicional é sempre uma forma de ajudar as crianças a absorverem o conhecimento e se interessarem pela disciplina. Além disso, proporcionar uma aula diferente é vantajoso para o aluno e para o educador fugirem da rotina e testarem métodos novos.
Cabe ressaltar que o 5° ano é a última fase do Ensino Fundamental I e as próximas séries tendem a ser ainda mais desafiadoras. Por esta razão, quanto mais os alunos estiverem preparados, melhor eles sairão durante a jornada.
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Boa aula e até a próxima!
![Vanessa Menegueci](https://www.materialdourado.com.br/wp-content/uploads/2023/04/vanessa-menegueci-300x300.webp)
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.