Assim como no 1° e no 2° ano, os Problemas Matemáticos no 3° ano desempenham um papel fundamental na formação do raciocínio lógico. Entretanto, na terceira série eles são ainda mais eficazes, uma vez que as crianças já possuem conhecimentos matemáticos mais avançados e estão prontas para usá-los.
Inclusive, segundo Jean Piaget (1896-1980), o ensino voltado à interpretação e compreensão é mais eficiente do que o focado apenas na memorização. Em outras palavras, resolver situações-problema é mais proveitoso do que decorar regras e tabuada, por exemplo.
Por esta razão, neste conteúdo vou falar mais detalhes sobre o conceito, sua importância. Além disso, você vai conhecer 5 formas de aplicá-lo no 3° ano do Ensino Fundamental I. Espero que as informações lhe ajudem em sala de aula.
Vamos lá?
- Leia também: Matemática no 3° ano: confira 6 estratégias para ensinar a disciplina na série em questão
O que muda nos Problemas Matemáticos no 3° ano em relação à série anterior?
Antes de tudo, é importante deixar claro que os Problemas Matemáticos no 3° ano mudam em relação à série anterior. Isso porque assim como qualquer outro conteúdo, a complexidade aumenta.
Nesse sentido, entre as principais diferenças estão:
- introdução de novos conceitos: no 3° ano, há a introdução de novos conceitos nos problemas matemáticos. Ou seja, frações simples, medidas de tempo e situações que envolvem proporcionalidade;
- contextos mais diversificados: enquanto no 2° ano os problemas envolvem as situações do cotidiano, no 3° ano é comum que os contextos sejam mais diversificados como leitura de gráficos simples ou desafios de lógica;
- interpretações mais exigentes: os enunciados dos Problemas Matemáticos no 3° ano ganham interpretações mais exigentes, ou seja, trata-se de situações-problemas com informações adicionais que exigem maior capacidade de análise;
- mais etapas na resolução: os Problemas Matemáticos no 3° ano costumam ter mais etapas na resolução. Assim, em vez de apenas uma operação básica, ele pode começar com a adição e solicitar também a divisão para chegar ao resultado;
- maior desenvolvimento do raciocínio lógico: no 3° ano, os problemas demandam mais do raciocínio lógico, com perguntas que exigem um porquê dos alunos.
Essas mudanças tornam o desafio ainda maior. Entretanto, são importantes para a autonomia dos alunos na resolução de questões mais avançadas.
Qual é a importância de aplicar Problemas Matemáticos no 3° ano?
Assim como qualquer outro conteúdo, os Problemas Matemáticos no 3° ano são muito importantes para uma melhor absorção da disciplina. Inclusive, alguns dos principais benefícios da aplicação são:
- desenvolvimento do raciocínio lógico: as situações-problemas desafiam os alunos a encontrar soluções por meio do raciocínio lógico;
- ampliação da autonomia e da confiança: resolver problemas aumenta a autonomia e a confiança das crianças na hora de lidar com situações desafiadoras;
- aprimoramento da leitura e da interpretação: para entender o enunciado do problema é necessário fazer uma boa leitura e interpretação. Isso auxilia em outras áreas de conhecimento também.
Assim, os Problemas Matemáticos no 3° ano são importantes por diversos motivos. Eles ajudam os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, ampliar a autonomia, a confiança, a leitura e a interpretação.
5 formas de aplicar os Problemas Matemáticos no 3° ano
Você conheceu a diferença dos Problemas Matemáticos no 3° ano em relação à série anterior e a importância deles. Agora, é o momento de saber como aplicá-los em suas aulas. Acompanhe as sugestões!
1. Aposte na gamificação
Embora os alunos do 3° ano sejam mais “grandinhos” do que as crianças das séries anteriores, apostar na gamificação ainda é essencial. Isso porque ao transformar as situações-problema em jogos ou desafios faz com que o conteúdo se torne mais divertido e atraente.
Para isso, invista em dinâmicas como:
- caça ao tesouro matemático: a cada resposta correta, o aluno acessa a uma nova pista para encontrar um “tesouro” escondido. Esse tesouro pode ser um baú de números comestíveis ou até mesmo um card com os dizeres: “vale 1 ponto na disciplina”, por exemplo.
- desafios de pontuação: cada problema resolvido vale uma quantidade de pontos. Os alunos podem trocar os pontos por nota na disciplina ou presentes surpresas.
- Leia também: Jogos de Matemática para Crianças: conheça 8 opções para ensinar a disciplina aos pequenos!
2. Explore histórias e cenários
Explorar histórias e cenários nos Problemas Matemáticos no 3° ano é uma maneira de transformar o ensino em algo mais lúdico. Além de estimular a imaginação, é possível melhorar a interpretação das crianças. Afinal, é muito mais simples compreender uma situação-problema quando ela tem um pano de fundo. Observe:
“Na fazenda do Sr. João, tem uma galinha que coloca ovos todos os dias. Em um período de 4 dias, a galinha produziu um total de 240 ovos. No entanto, o Sr. João tem outras galinhas e precisa calcular quantos ovos todas as suas galinhas produzem em média por dia. Se ele tem 8 galinhas e todas elas colocam a mesma quantidade de ovos, quantos ovos cada galinha coloca por dia, em média? E se ele aumentar o número de galinhas para 12, quantos ovos a fazenda produziria por dia, em média?”
Esse tipo de problema desperta a atenção dos alunos e faz com que eles tenham vontade de chegar ao resultado. Inclusive, ao inserir histórias e cenários o conteúdo não fica com “cara” de lição, mas sim de um desafio divertido.
3. Use recursos visuais e palpáveis
Além da gamificação e da contação de histórias, o uso de recursos visuais e palpáveis é uma excelente maneira de facilitar a compreensão e a resolução dos probleminhas. Assim, um enunciado que envolve frutas pode trazer a ilustração delas, bem como um que fale sobre finanças pode ser resolvido com notas de “brinquedo”.
A ideia é complementar a atividade com recursos visuais e palpáveis para que ela se torne mais simples e atrativa. Quanto mais instrumentos você usar, maior será a chance de reter a atenção dos alunos.
- Leia também: Recursos didáticos no Ensino da Matemática: conheça 10 opções para aulas mais atrativas
4. Invista na interdisciplinaridade
Investir na interdisciplinaridade é também uma ótima forma de aplicar os Problemas Matemáticos no 3° ano. Isso porque ao incorporar outros conteúdos às situações matemáticas se amplia o aprendizado. Por exemplo:
- Ciências: “Se uma planta cresce 3 centímetros por semanas. Em 5 semanas, quantos centímetros ela crescerá?”
- Geografia: “Se uma viagem de carro dura 3 horas e o carro percorre 60 km por hora, qual é a distância total percorrida?”
- História: “O arqueólogo encontrou 4 potes de cerâmica, e cada pote tem 6 figuras. Quantas figuras ele encontrou ao todo?”
- Português: “Em um livro, o personagem encontra uma pista a cada 4 páginas. Quantas pistas ele encontrará em 24 páginas?”
- Arte: “O artista pintou 5 quadros e usou 7 cores em cada um. Quantas cores ele usou ao todo?”
- Leia também: Atividades Interdisciplinares com Material Dourado
5. Proponha desafios colaborativos
Propor desafios colaborativos incentiva o trabalho em grupo e ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais. Assim, é possível apostar em problemas maiores e mais complexos, uma vez que serão resolvidos em conjunto.
Além disso, trata-se de uma abordagem que incentiva a troca de ideias e estratégias entre os alunos, as quais podem levar a soluções mais criativas. Ao trabalhar em equipe, os alunos aprendem a ouvir, discutir e respeitar a opinião do outro. Inclusive, desenvolvem uma compreensão mais profunda do conteúdo matemático.
Potencialize a aprendizagem com Problemas Matemáticos no 3º ano!
Ao fim deste conteúdo, ficou claro que os Problemas Matemáticos no 3° ano potencializam a aprendizagem. Isso porque, conforme defendia Jean Piaget (1896-1980): “o conhecimento se constrói pela força da ação do sujeito sobre o objeto”. Ou seja, o foco está no processo ensino-aprendizagem e na interação sujeito-objeto.
Em outras palavras, o aprender acontece quando se faz algo e se descobre como funciona e para isso é necessário mexer, tentar e experimentar. Logo, somente ouvir e decorar não é o suficiente, é preciso interagir com aquilo que se está aprendendo.
Os problemas matemáticos são assim: impulsionam o mexer, o tentar e o experimentar. Além disso, incentivam a interação das crianças com os mais diversos contextos e cenários para chegar ao resultado.
Se este conteúdo foi útil, deixe o seu comentário para enriquecê-lo. Lembre-se também de compartilhá-lo para que ele alcance mais pessoas interessadas no assunto.
- Leia também: Alfabetização Matemática: o que é, qual a importância e como aplicá-la em sala de aula?
Boa aula e até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.