A quarta série é um divisor de águas para as crianças, uma vez que é a preparação para a última fase do Ensino Fundamental I. As disciplinas se tornam mais complexas, inclusive os Problemas Matemáticos no 4° ano mudam de conjuntura quando comparados as séries anteriores.
Nesse sentido, embora o lúdico ainda seja importante, o foco está no aprendizado mais formal. Em outras palavras, por mais que se invista em jogos e brincadeiras, no 4° ano os conceitos devem ser mais diretos e específicos.
Isso porque conforme mencionado, a quarta série é o ponto de partida para o Ensino Fundamental II. Mesmo que os alunos ainda precisem passar pelo 5° ano antes de mudar de nível, é no 4° ano que a experiência começa a ser mais abrangente.
Continue a leitura do conteúdo e saiba mais sobre o assunto!
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O que muda nos Problemas Matemáticos no 4° ano em relação à série anterior?
Os Problemas Matemáticos no 4° ano passam por mudanças significativas em relação à série anterior. Isso porque além de aprofundar as habilidades já adquiridas, eles têm o objetivo de expandir o conhecimento dos alunos.
Entre as principais diferenças, destacam-se:
- maior variedade de contextos: embora no 3º ano haja uma maior diversidade de contextos, no 4º ano essa variedade se amplia ainda mais. As situações-problemas apresentam cenários mais complexos e incluem situações que envolvem dados, tabelas e diagramas;
- exploração avançada de frações e decimais: no 3° ano as frações são introduzidas de maneira simples. Já no 4° ano, os problemas passam a contar com operações com frações e introdução de números decimais, como valores monetários e medidas;
- inclusão de perímetro e área: os Problemas Matemáticos no 4° ano envolvem conceitos geométricos como cálculo de perímetros e áreas simples;
- soluções justificadas: além de resolver os enunciados, no 4° ano os alunos precisam justificar as respostas, explicando o raciocínio por trás do resultado.
Essas mudanças tornam os Problemas Matemáticos no 4° ano mais desafiadores e dinâmicos. Isso ajuda na construção de uma base sólida para os conteúdos mais avançados do 5° ano e do Ensino Fundamental II.
Qual é a importância de aplicar Problemas Matemáticos no 4° ano?
Assim como nas demais séries, a aplicação de Problemas Matemáticos no 4° ano é muito importante. Inclusive, por ser uma fase na qual os alunos passam a lidar com operações e temas mais complexos, os probleminhas auxiliam em fatores como:
- aprimoramento do pensamento crítico: o pensamento crítico precisa ser aprimorado com frequência. Ao resolver situações-problema os alunos conseguem analisar informações, identificar o que é relevante e criar estratégias para encontrar soluções;
- contextualização da matemática: os exercícios mostram como a matemática é útil no cotidiano e ajuda a criar conexões significativas entre os conteúdos escolares e o dia a dia;
- estimulo à autonomia: conforme os níveis avançam, é esperado que os alunos sejam mais independentes. Os Problemas Matemáticos no 4° ano estimulam a autonomia;
- integração com outras disciplinas: as situações-problemas são excelentes propostas para a integração de outras disciplinas. É possível criar probleminhas com temas de português, ciências, geografia, artes e outras matérias, promovendo a interdisciplinaridade.
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5 formas de aplicar os Problemas Matemáticos no 4° ano
Agora você já sabe a diferença dos Problemas Matemáticos no 4° ano em relação à série anterior e a importância deles. Portanto, é o momento de conhecer algumas sugestões para aplicá-los em sala de aula. Confira, a seguir!
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1. Invista em problemas com multiplicação e divisão
No 4° ano é fundamental investir em problemas com multiplicação e divisão. Embora a adição e subtração sejam importantes, a multiplicação e a divisão tornam as situações mais complexas de se resolver.
A ideia, inclusive, é apostar em problemas com mais de um cálculo, ou seja, mais de uma etapa de resolução. Observe:
“Em uma biblioteca, há 24 prateleiras de livros. Cada prateleira contém 48 livros. Se a biblioteca decidir organizar uma campanha de leitura, e cada aluno da escola pegar 6 livros emprestados, quantos alunos poderão pegar livros emprestados da biblioteca?”
Para resolver esse problema, os alunos devem fazer mais de um cálculo. Primeiro, é preciso multiplicar a quantidade de prateleiras pelo número de livros em cada uma delas. Assim:
24 prateleiras x 48 livros = 1.152 livros
Depois, eles precisam dividir o total de livros pelo número que cada aluno vai pegar, ou seja:
1.152 livros ÷ 6 livros por aluno = 192 alunos.
Percebeu que foram precisas duas contas para chegar à solução. No 4° ano isso deve ser feito com frequência para aprimorar as habilidades de resolução.
2. Explore frações
Se no 3° ano as frações são introduzidas em doses homeopáticas, no 4° ano elas devem aparecer com tudo, especialmente nos probleminhas. Esse conceito, inclusive, pode ser associado às situações do cotidiano. Por exemplo:
“Ana fez uma pizza e cortou em 8 pedaços. Se ela comeu 3 pedaços, que fração da pizza Ana comeu?”
“Um bolo foi dividido em 10 pedaços iguais. Se 7 foram comidos, quantos ainda restam e qual fração representa essa quantidade?”
Utilizar materiais concretos, como cartolinas ou jogos manipulativos, ajuda os alunos a visualizarem as frações de maneira mais clara.
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3. Aposte nos problemas com tempo e medidas
No 4° ano os alunos precisam saber calcular o tempo e as medidas. Para isso, incluir situações nas quais as crianças precisem converter unidades ou calcular períodos é essencial. Veja o exemplo:
“Se uma aula começa às 14h e dura 1 hora e 30 minutos, a que horas ela termina?”
“Uma fita métrica tem 3 metros. Se você cortar 75 cm, quanto ainda sobra da fita?”
É claro que a proposta é trabalhar com probleminhas maiores e até unir um conceito ao outro. As situações como medir o espaço da sala de aula ou calcular o tempo de prova, ajudam as crianças a associarem o conceito à prática.
4. Proponha problemas relacionados a dinheiro
Desde o 1° ano do Ensino Fundamental I, as crianças já podem acessar conceitos que fazem referência à Educação Financeira. No entanto, na quarta série, isso deve ser ainda mais explorado, uma vez que a porta de entrada para a noção de economia e planejamento.
Assim, o ideal é propor problemas relacionados a dinheiro, como:
“Maria quer comprar 3 cadernos que custam R$ 12,00 cada. Quanto ela gastará ao todo?”
“Se João tem R$ 50,00 e gasta R$ 28,00 no mercado, quanto sobra?”
Vale destacar que simular compras usando notas e moedas fictícias torna a atividade mais dinâmica e divertida.
5. Adote a resolução de problemas em grupos
Uma das melhores formas de aplicar Problemas Matemáticos no 4° ano é adotar a resolução em grupo. Quanto mais os alunos trabalharem em equipe e trocarem ideias, mais eles vão absorver o conteúdo.
Isso porque ao compartilhar informações as crianças aprimoram os conhecimentos, o vocabulário e aprendem a socializar. Em outras palavras, há muitos benefícios além da matemática.
Transforme o aprendizado com Problemas Matemáticos no 4º ano!
Como destacado durante o conteúdo, os Problemas Matemáticos no 4° ano têm o poder de transformar o aprendizado. Isso porque os benefícios da resolução vão além do contexto escolar.
Assim, ao resolver as situações-problema os alunos aprendem novos conceitos e ainda desenvolvem habilidades úteis para o dia a dia. Em outras palavras, esse tipo de exercício estimula o pensamento crítico, a tomada de decisões e a habilidade de resolver desafios de forma estratégica.
Seja ao calcular o total de uma compra, ou dividir uma pizza em partes iguais, os desafios ajudam a conectar a matemática com a realidade. Além disso, são a porta de entrada para o 5° ano e outros conteúdos mais complexos do Ensino Fundamental II.
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Boa aula e até a próxima!
![Vanessa Menegueci](https://www.materialdourado.com.br/wp-content/uploads/2023/04/vanessa-menegueci-300x300.webp)
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.