5 Estratégias de Ensino da Matemática para Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Quando falamos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas, as Estratégias de Ensino da Matemática desempenham um papel fundamental. Isso porque a disciplina é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, um dos conhecimentos mais importantes.

Nesse sentido, é necessário apostar em abordagens dinâmicas que conectam o conteúdo à realidade e ao interesse dos alunos. Assim, as crianças que enfrentam dificuldades com a matéria passam a enxergá-la sob uma nova perspectiva.

Vale destacar que a matemática se transforma na mesma medida em que surgem novos recursos tecnológicos. Tais novidades mexem com os estudantes e acabam se tornando um desafio para os docentes.

Pensando nisso, neste conteúdo, vou falar sobre estratégias que podem ser adotadas para um ensino mais dinâmico e atrativo. Continue a leitura e aplique as sugestões em sala de aula.

Vamos lá?

A importância das Estratégias de Ensino da Matemática

Como já mencionado, as Estratégias de Ensino da Matemática são importantes para manter os alunos interessados na disciplina. Isso porque transformações tecnológicas ocorrem a todo o tempo, e essas novidades -querendo ou não-, implicam na atenção dos estudantes.

Ao pararmos para pensar no ensino tradicional, visualizamos apenas a lousa, o caderno e os livros. Não é mesmo? Entretanto, essas ferramentas isoladas não são mais suficientes para manter o interesse das crianças.

Certo ou errado, é necessário nos habituarmos para estimular o pensamento lógico, a criatividade e as habilidades dos pequenos. Assim, do Ensino Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental I as Estratégias de Ensino da Matemática são indispensáveis.

Inclusive, quando planejadas de forma adequada, elas ajudam a superar dificuldades, e evitar que os alunos desenvolvam bloqueios ou desinteresse pela disciplina.

5 Estratégias de Ensino da Matemática

Agora que você já entendeu a importância do assunto, é o momento de conhecer 5 Estratégias de Ensino da Matemática.

Vale lembrar que com o passar dos anos, as alternativas para melhorar a absorção do conteúdo matemático vão crescendo. Por isso, é importante se manter sempre atualizado.

Acompanhe!

1. Tenha a tecnologia como aliada

Conforme destacado, a tecnologia já faz parte da educação; por isso, é fundamental tê-la como aliada. Embora as telas sejam um fator de preocupação na sala de aula, quando bem utilizadas se tornam poderosas ferramentas de aprendizagem.

Assim, já existem soluções que podem ser usadas para melhorar o ensino da matemática e fazer com que os alunos compreendam melhor os conteúdos. São elas:

  • vídeos e animações que ilustram os aspectos matemáticos, tornando-os mais simples de entender;
  • plataformas e aplicativos com exercícios, desafios e respostas instantâneas, que ajudam na visualização do progresso;
  • ferramentas de realidade virtual ou aumentada que proporcionam experiências contextualizadas e facilitam a compreensão dos conceitos mais complexos;
  • sites de inteligência artificial para pesquisas e esclarecimentos de dúvidas.

2. Torne o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem

Foi-se o tempo em que o professor ministrava a aula e o aluno apenas ouvia seus ensinamentos. Hoje o estudante precisa ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Em outras palavras, a criança deve ser o centro do aprendizado e assumir um papel ativo em seu desenvolvimento. No entanto, o professor continua sendo o intermediador do conhecimento.

Um bom exemplo disso é na Educação Infantil. Em vez de se ensinar quanto é 5 + 5, a ideia é deixar que as crianças descubram sozinhas juntando objetos, lápis ou brinquedos, por exemplo.

Essa estratégia mostra ao aluno que a matemática não é uma coisa que o professor entrega pronta, mas sim algo construído por conta própria. Inclusive, a “brincadeira” de montar as respostas torna o conceito mais divertido.

3. Contextualize a disciplina

Os alunos da atualidade aprendem mais quando as disciplinas são contextualizadas. Em outras palavras, ao associar um conceito matemático ao cotidiano a aprendizagem se torna mais fácil.

Assim, em vez de apresentar a seguinte situação-problema:

“João tinha 4 laranjas e comeu 2, quantas sobraram?”

Prefira:

“João foi à cantina do colégio e comprou 4 doces e comeu 2, quantos sobraram?”

Ao aplicar um contexto que faz parte do dia a dia das crianças, a absorção é simplificada. Inclusive, elas percebem a aplicabilidade da matemática e se sentem mais motivadas a aprender.

4. Use recursos visuais e manipulativos

Usar recursos visuais e manipulativos é mais uma das Estratégias de Ensino da Matemática. Afinal, como já mencionado, o caderno, o livro e a lousa não são mais suficientes.

Além disso, esse tipo de material estimula a aprendizagem ativa, a experimentação e a compreensão de conceitos matemáticos de forma concreta e intuitiva. Entre os principais, posso destacar:

  • material dourado;
  • ábaco;
  • tangram;
  • blocos lógicos;
  • cubos de encaixe;
  • cartões ou fichas numeradas;
  • entre outros.

5. Não esqueça da gamificação

A gamificação não pode ser esquecida em nenhuma série. Embora ela esteja mais presente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, não pode-se abdicar dela em nenhum momento.

Isso porque trata-se de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, na qual o conceito de aluno protagonista pode ser aplicado nos jogos. Lembra que falei sobre a adição com objetos, lápis e brinquedos? Essa é uma estratégia que também envolve a gamificação, uma vez que as dinâmicas são inseridas no processo.

Desta forma, é possível apostar em:

  • jogos de tabuleiro, como o xadrez, que desenvolvem as habilidades de estratégia e raciocínio;
  • jogos online que adaptam os conteúdos às necessidades e ritmo de cada aluno;
  • jogos de cartas que envolvam as operações matemáticas.

Esqueça o tradicional e aposte nas Estratégias de Ensino da Matemática

Até aqui, ficou claro que esquecer o tradicional e apostar nas Estratégias de Ensino da Matemática é uma excelente forma de reter a atenção dos alunos. Isso porque atualmente há muitas ferramentas que despertam o interesse fora do contexto escolar.

A verdade é que é necessário se atualizar, pois as transformações tecnológicas são uma realidade e as crianças estão cada vez mais envolvidas com elas. Assim, como já foi dito, é importante investir em outros meios para manter o foco e melhorar a absorção do conteúdo.

Vale ressaltar que não é preciso deixar os livros, a lousa e o caderno de fora. A combinação de recursos é sempre a melhor opção. No entanto, abdicar da tecnologia, da contextualização e dos recursos visuais e manipulativos não é uma boa ideia.

Espero que este conteúdo tenha sido útil. Deixei o seu comentário se ainda tiver dúvidas sobre o assunto ou alguma ideia que não tenha visto aqui. Lembre-se também de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas conheçam essas Estratégias de Ensino da Matemática.

Boa aula e até a próxima!

 

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