Português e Matemática: uma aprendizagem integrada

Embora pareçam totalmente opostas, as disciplinas de Português e Matemática são parte de uma aprendizagem integrada. Eu sei que como professor de uma delas, você prefere não mesclá-las até por questões de respeito ao outro profissional.

No entanto, isso é um grande erro, uma vez que é possível facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao combinar essas duas áreas. Para se ter uma prova desta afirmação, basta pensarmos em nosso cotidiano. Todas as situações envolvem argumentos e negociação, ou seja, comunicação e raciocínio lógico.

Assim, sempre que há a necessidade de defender uma ideia, o conhecimento das duas disciplinas se aproxima e se interliga. Inclusive, há um ponto que chama a atenção na dissertação: “Matemática e Língua Portuguesa: Laços para o sucesso?”, publicada por Rui Miguel Azevedo Marques.

Segundo o autor, para se ter sucesso na matemática é preciso saber português. Isso porque sem a comunicação não é possível descobrir a linguagem dos números. Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

A Língua Portuguesa como disciplina

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a Língua Portuguesa como uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da capacidade de ler, escrever, e se comunicar de forma verbal.

Nesse sentido, o principal objetivo é integrar os alunos às práticas sociais de linguagem, promovendo a participação ativa na sociedade.

A BNCC também destaca a importância do uso da linguagem em diversos contextos, incluindo o ambiente digital. Assim, a disciplina vai além do ensino das regras gramaticais.

O estudo da Língua Portuguesa está diretamente ligado à leitura, interpretação e análise crítica. Habilidades indispensáveis não apenas para a comunicação eficiente, mas também para a compreensão de conteúdos de outras áreas do conhecimento.

O processo de aprendizado da Língua Portuguesa envolve ainda o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico. Tais competências são indispensáveis não somente no ambiente acadêmico, como também na vida pessoal e profissional.

A Matemática como disciplina

Assim como a Língua Portuguesa, a Matemática como disciplina tem as suas metas, segundo a BNCC. São elas, a capacidade de desenvolver habilidades de raciocínio, comunicação, representação e argumentação.

O objetivo da matéria é que os alunos compreendam o mundo ao redor por meio do raciocínio lógico e da abstração. Logo, trata-se de uma disciplina que vai além do ensino das operações básicas e resolução de problemas.

A Matemática ensina os alunos a analisar dados e buscar soluções para as questões do cotidiano. Em um contexto amplo, ela auxilia no desenvolvimento de habilidades úteis em qualquer área do conhecimento. Quando bem aplicada, é eficiente para o entendimento de outras disciplinas e áreas pessoais e profissionais.

O encontro das duas áreas

Apesar das diferenças, é possível notar que Português e Matemática são duas áreas que se encontram. Ao analisarmos os objetivos da BNCC para essas disciplinas, percebemos que ambas contribuem para a interpretação do mundo além da sala de aula.

Aqui retornamos à introdução deste conteúdo, quando mencionei que todas as questões do dia a dia exigiam habilidades de negociação e argumentação. Logo, Português e Matemática se complementam.

Isso porque as duas disciplinas exigem habilidades de análise e resolução de problemas. Enquanto a Língua Portuguesa foca na linguagem e na comunicação, a Matemática enfatiza a lógica e as estruturas.

O ensino integrado dessas áreas pode melhorar o desempenho dos alunos ao criar conexões práticas entre a expressão verbal e o pensamento lógico. Essa integração fortalece tanto a argumentação quanto a clareza de pensamento, habilidades indispensáveis para a vida acadêmica, pessoal e profissional.

Portanto, Português e Matemática são fundamentais no contexto escolar e na vida pessoal e profissional dos estudantes. Dito isto, veja a seguir 5 formas de combinar essas disciplinas.

5 formas de combinar o ensino de Português e Matemática

Combinar Português e Matemática pode enriquecer as aulas e tornar o aprendizado mais significativo. Aqui estão cinco ideias para colocar isso em prática! Acompanhe!

1. Problemas matemáticos com enunciados literários

Uma das melhores formas de combinar o ensino de Português e Matemática é investir em situações-problema com enunciados literários. Assim, em vez de probleminhas como: “João tinha 15 pães e comeu 5, quantos ficaram?” A ideia é usar fábulas e histórias infantis, como:

João e Maria marcaram o caminho de casa com 15 pedaços de pão. No entanto, os pássaros comeram 5 deles. Quantos pedacinhos sobraram?

A ideia é incrementar os problemas com trechos ou histórias completas, de modo que as crianças se envolvam e consigam interpretá-los. Também é importante incentivar os alunos a criar outras situações para estimular a escrita e a criatividade.

2. Gráficos e interpretação de dados

Outra sugestão para mesclar as disciplinas de Português e Matemática é apostar em atividades com gráficos e interpretação de dados. No entanto, muito mais do que usar ilustrações e números, a ideia é trabalhar com tabelas que exijam interpretação de texto.

Além disso, é importante solicitar que os alunos escrevam parágrafos explicando as informações contidas nos exercícios. Lembre-se de utilizar temas de interesses das crianças como brincadeiras, esportes, animais e afins.

3. Leitura de receitas e cálculos de quantidades

Levar a culinária para a sala de aula é uma excelente forma de trabalhar com Português e Matemática de uma maneira divertida. Assim, o Português entra na leitura e interpretação das receitas e a Matemática nas quantidades.

Além disso, é uma ótima oportunidade de explorar textos instrucionais e inserir frações, proporções e conversão de medidas na aula.

4. Jogos com palavras e números

Por falar em atividades divertidas, o “aprender brincando” também não poderia ficar de fora das sugestões de como ensinar Português e Matemática”. Assim, diversos jogos podem ser usados para este fim, desde que explorem as palavras e os números.

Uma boa sugestão é criar cruzadinhas e caça-palavras nos quais os alunos precisem resolver cálculos matemáticos para descobrir as letras e palavras. Inclusive, o alfabeto e os números móveis são bons recursos para isso.

5. Contagem e criação de histórias matemáticas

Por fim, a contação e a criação de histórias matemáticas são muito eficientes no ensino-aprendizagem das duas disciplinas. Basta investir em textos que incluam conceitos matemáticos.

Assim como no exemplo das situações-problemas, é possível inserir operações matemáticas e sequências nas historinhas. Veja um exemplo:

“Era uma vez um garoto chamado Lucas que adorava colecionar conchas na praia. Certo dia, ele decidiu organizar sua coleção. Ele tinha 24 conchas no total e queria dividi-las igualmente em 3 potes.

Lucas começou a contar: colocou uma concha em cada pote, depois outra, e continuou até não sobrar nenhuma. Quando terminou, percebeu que havia 8 conchas em cada pote.

Curioso, ele perguntou ao pai por que isso acontecia. O pai explicou: “Você fez uma divisão, Lucas! Dividiu 24 conchas por 3 potes e descobriu que 24 dividido por 3 é igual a 8.”

Desde então, Lucas passou a ver a matemática como uma aliada em suas aventuras. Ele descobriu que, com números, podia organizar tudo ao seu redor!”

Combine as disciplinas de Português e Matemática e observe os resultados!

Até aqui ficou claro que o ensino de Português e Matemática vai além do desenvolvimento das competências usadas no contexto escolar. Essas disciplinas, quando trabalhadas de forma integrada formam a base para o pensamento crítico, resolução de problemas e compreensão do mundo.

Apostar na relação entre essas áreas é contribuir para um entendimento mais amplo e simplificado. Isso porque ao dominar as duas disciplinas, as crianças passam a ter menos dificuldades no restante das matérias.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e que a partir de agora você considere combinar Português e Matemática em suas aulas. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com outros professores para que mais alunos possam se beneficiar da aprendizagem integrada!

Boa aula e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.