Se você é professor do ensino fundamental ou tem filhos em idade escolar, provavelmente conhece o material dourado. Um excelente recurso que tem como objetivo auxiliar as crianças no entendimento do sistema decimal.
Por meio dessa ferramenta, é possível explicar as operações matemáticas de modo que os pequenos compreendam mais facilmente. Além disso, ela também pode ser utilizada para ajudar no processo de assimilação concreta dos conceitos matemáticos, como as classes e ordens, a composição e decomposição dos números, valor posicional, dentre outros.
No entanto, é fundamental ressaltar que cada fase escolar trabalha com o material dourado de forma diferente e, neste artigo, você vai conhecer atividades com o material dourado do 2° ano. Ou seja, sugestões de como aplicar o recurso em sala de aula para as crianças da segunda série do ensino fundamental. Acompanhe!
Para que serve o material dourado?
Como dito anteriormente, o material dourado é um recurso didático que serve para auxiliar as crianças no ensino da matemática. Criada por Maria Montessori (1870-1952), a ferramenta é constituída por peças de madeira que representam a unidade, dezena, centena e milhar.
O uso do material dourado é de grande valia no processo de aprendizagem da disciplina, uma vez que, grande parte daquilo que é ensinado para as crianças no ensino fundamental pode ser explorado por meio dele.
Nas séries iniciais, é fundamental que os alunos tenham a liberdade de manusear o recurso primeiramente de forma livre e depois seguindo as orientações dos professores. É indicado que explorem as unidades e dezenas e, após isso, conheçam a centena e o milhar, ampliando assim, o nível de dificuldade.
Entretanto, é válido destacar que as atividades com o material dourado devem ser divididas de acordo com a fase escolar das crianças. Por esta razão, abaixo, você vai conhecer as dicas para o uso desse recurso aos alunos do 2° ano. Confira!
05 Atividades com material dourado 2° ano
Agora você vai conhecer 05 atividades com material dourado 2°ano. É importante deixar claro que, ainda que as sugestões abaixo tenham sido planejadas para as classes da 2° série, pode ser que algumas sejam simples ou complexas demais para a turma. Isso porque, assim como em qualquer disciplina, é necessário respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno.
Em outras palavras, antes de aplicar as atividades propostas, é fundamental avaliar se as crianças estão preparadas para a execução ou se ainda precisam de mais estímulos. Caso prefira, também é possível utilizar as sugestões do 1° ano como um “abre portas” para as demais.
1. Interpretação e produção de escritas numéricas
A primeira proposta de atividade com material dourado para o 2° ano, consiste em estimular os alunos a interpretarem e escreverem os números representados no material dourado. Isso quer dizer que as crianças precisam contar quantos cubinhos existem dentro do “estojo” de peças e escreverem no papel.
Esse tipo de atividade é muito importante para que os pequenos aprimorem a escrita dos números e, consequentemente, ampliem a contagem. No entanto, é indicado se atentar a quantidade de peças do material dourado e se as crianças já sabem chegar até o fim do cálculo. Caso seja muito complexo, o material pode ser dividido em partes.
2. Compreensão do antecessor e sucessor
Essa atividade é fundamental para que os pequenos compreendam os números e suas posições. Para aplicá-la, basta separar determinados “montes” de peças e entregá-las a um grupo de alunos. Exemplo:
Ao primeiro grupo é entregue 05, 08,12,15 e 20 cubinhos. Após a entrega, é pedido para que os alunos separem os cubinhos antecessores e sucessores de cada um dos números representados. Os 05 primeiros cubinhos precisam ficar no meio de 04 e 06 cubos. Desta forma, eles aprenderão a formar antecessores e sucessores com material dourado.
3. Realização de operações matemáticas
Para todos os anos que utilizam o material dourado, é sugerido que se trabalhe com as operações matemáticas. Isso porque, essa prática será aplicada até a conclusão escolar. No entanto, obviamente, o nível de dificuldade tende a ser maior a cada ano.
Se no primeiro ano é sugerido apenas operações de adição e subtração, no segundo ano pode-se aplicar divisão e multiplicação com o material dourado. Assim, a complexidade aumenta junto a capacidade de aprender por meio das peças.
4. Aprendizado por meio de jogos
No segundo ano do ensino fundamental, podem haver jogos livres entre as crianças. Contudo, nesta fase, é indicado propor jogos mais complexos e dinâmicos para que os alunos ampliem os seus conhecimentos matemáticos e a respeito do material dourado.
Jogos como “mercadinho do bairro”, no qual as crianças precisam fazer “compras fictícias” utilizando as peças, ou “nunca dez”, que consiste em o aluno sortear os cubinhos que ele deve retirar e trocá-los sempre que chegar ao número 10, são exemplos de jogos que auxiliam no entendimento da disciplina.
Caso você queira conhecer mais sugestões de jogos com o material dourado, acesse o nosso conteúdo sobre o assunto, clicando aqui.
5. Atividades para impressão
As atividades para a impressão não saem de moda e são sugeridas para todas as séries. Além de práticas, há um enorme acervo de ideias, como as do site: “atividades de matemática para imprimir”, que conta com uma apostila repleta de opções didáticas. Para conhecê-las, clique aqui.
Essas atividades são normalmente divididas em:
- recortes de material dourado;
- operações matemáticas;
- resolução de problemas;
- ditado de peças;
- propostas de jogos;
- dentre outras.
Caso queira uma opção ainda mais dinâmica, é possível apostar em sites que oferecem jogos e atividades on-line com o material dourado. Desta forma, além de aprenderem, os alunos também conseguem ter contato com o mundo digital. Para mais opções de uso do material dourado virtual, acesse o nosso artigo completo sobre o assunto, clicando aqui.
Curtiu as nossas dicas de atividades com material dourado 2° ano?
Esperamos que as nossas sugestões de atividades com material dourado 2° ano tenham sido válidas. É importante lembrar que, mesmo desenvolvidas para as crianças da 2° série, algumas propostas podem ser adaptadas para alunos maiores ou menores.
Além disso, caso os alunos nunca tenham utilizado o material dourado é indicado que volte aos exercícios recomendados ao ano anterior para que as crianças comecem a partir deles e após o aprendizado, avancem para os que deixamos aqui.
Se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar essas dicas com outros professores e pais para que mais pessoas explorem os recursos oferecidos pelo material dourado. Até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.