Como ensinar Frações no Ensino Fundamental? Conheça 4 estratégias!

Você se lembra de quando aprendeu Frações no Ensino Fundamental? Esse conceito, embora apareça de forma tímida desde a Educação Infantil, começa a ser explorado para valer a partir do terceiro ano.

No entanto, para muitos alunos a apresentação das frações é algo assustador. Se você é professor ou pai de uma criança nessa fase, deve compreender que esses elementos podem parecer confusos e complicados em um primeiro momento.

Pensando nisso, neste conteúdo vamos mostrar como é possível mudar essa percepção por meio de uma nova forma de ensinar Frações no Ensino Fundamental. Isso porque a maneira como o ensino é introduzido faz toda a diferença na construção do conhecimento.

Vamos lá?

Antes de tudo, o que é fração?

A fração é a representação de uma divisão, ou seja, de partes de um todo. Ela é escrita usando um traço horizontal. Assim, o número que fica em cima desse traço se chama numerador, e o que fica embaixo é o denominador.

O numerador representa quantas partes existem em relação ao todo. Já o denominador diz respeito a quantas partes esse todo foi dividido. Deste modo, as frações são usadas quando queremos mostrar que o todo foi repartido em porções iguais.

Qual é a importância de ensinar Frações no Ensino Fundamental?

Ensinar Frações no Ensino Fundamental é importante, pois assim como a divisão, a fração está presente na realidade das crianças de diferentes maneiras. Ou seja, se deparam com o conceito em questão sempre que:

  • realizam uma receita;
  • repartem um lanche;
  • dividem os brinquedos;
  • distribuem as peças de um jogo;
  • entre outros.

Em razão disso, entender o conceito é importante não apenas para o desenvolvimento matemático, mas também para o cotidiano. Além disso, esse conhecimento prepara os estudantes para a aprendizagem de conteúdos mais avançados no futuro.

Por esse motivo, o ideal é introduzi-las de forma mais significativa para os alunos associarem o conceito à realidade deles, tornando a compreensão mais simples.

4 Estratégias para ensinar Frações no Ensino Fundamental

Agora que você já sabe o que é fração e qual a importância de ensiná-la, é o momento de conhecer as estratégias para isso. No entanto, conforme já mencionado, abaixo você acessa dicas para introduzir esse conhecimento de maneira diferente daquelas indicadas nos livros didáticos.

Acompanhe!

1. Introduza as frações antes da série indicada

Um dos maiores problemas em ensinar Frações no Ensino Fundamental está em seguir o recomendado pela Política Nacional de Alfabetização (PNA). É claro que, no papel de educador, essa é a nossa missão.

Contudo, é possível começar antes em “doses homeopáticas”. Isso significa que o conceito pode ser explorado timidamente no primeiro e no segundo ano. Assim, quando as crianças chegarem à terceira série as frações já não serão “um bicho de sete-cabeças”.

Para isso, basta conversar com os alunos sobre elas. Isso mesmo! Em um primeiro momento não é preciso trazer nenhum tipo de atividade, muito menos avaliativa. A ideia é apresentar as frações como se apresentam os números na Educação Infantil.

Esse tipo de dinâmica pode ser feita por meio de desenhos, músicas, exemplos do cotidiano e assim por diante.

2. Explore o conceito de frações, na prática!

Como dito na sugestão anterior, é possível explorar o conceito de frações, na prática. Isso porque facilita a compreensão do conceito. Assim, quanto mais interativo ficar, melhor será a absorção do conteúdo.

Vale lembrar que crianças aprendem mais quando se divertem, por isso, é possível representar as frações por meio de:

  • uma pizza cortada em partes iguais no recreio;
  • um copo de água medidor;
  • separação de turmas para um jogo;
  • cortes de massinha em pedaços iguais;
  • manipulação e repartição de blocos dourados;
  • divisão de brinquedos;
  • entre outros.

Nessas dinâmicas é possível trabalhar o conceito, usando frases como: “Excelente, você despejou parte da água. Metade dela ficou no copo e a outra metade na caneca. Agora me diz, quantas metades existem?”

Com esse tipo de frase, é possível reproduzir essa conversa em diferentes contextos para os alunos interagirem com frações o máximo possível.

3. Associe as frações ao cotidiano

Bem semelhante à proposta anterior, a ideia aqui é associar as frações ao cotidiano dos alunos. Assim, se as crianças estão acostumadas a dividir seus brinquedos, esse é o momento de introduzir a fração nessa prática.

Em outras palavras, o ideal é usar as Frações no Ensino Fundamental em outros cenários que não envolvam a geometria. Para isso, é possível apostar em atividades como:

  • construção de bijuterias com miçangas;
  • distribuição de peças de brinquedos;
  • divisão de lanches;
  • compartilhamento de doces;
  • entre outras atividades.

4. Use recursos pedagógicos

Os recursos pedagógicos são indispensáveis quando o assunto é ensinar Frações no Ensino Fundamental. Isso porque, ferramentas como o Material Dourado, por exemplo, auxiliam na compreensão do conceito de forma simples e dinâmica.

Assim, vamos imaginar que o exercício de fração seja a divisão de uma pizza para duas pessoas. Neste contexto, é possível usar oito cubinhos do Material Dourado, distribuindo quatro para cada uma das pessoas.

Além dele, há outros materiais manipuláveis que podem ser utilizados para trabalhar as frações de forma lúdica como o mosaico, o ábaco e os blocos de construção. Esse tipo de intervenção ajuda as crianças a avançar na aprendizagem.

Fuja do tradicional e ensine Frações no Ensino Fundamental de formas diferenciadas!

Percebeu que dá para fugir do tradicional e ensinar Frações no Ensino Fundamental de formas diferenciadas? Basta explorar estratégias dinâmicas que visam estimular o raciocínio dos pequenos. Simples ações enchem o processo de ensino de significados.

Temos a certeza de que na sua época como aluno as frações foram introduzidas de maneira diferente das sugestões deixadas aqui. Não é mesmo? Isso porque fugir do convencional não era uma prática comum antigamente.

Entretanto, hoje temos a possibilidade de explorar conceitos, apostar em outras abordagens e investir em dinâmicas que chamam a atenção dos alunos. Vale lembrar que notas boas não são sinônimos de entendimento do conteúdo, às vezes é apenas memorização. Por isso, é importante ficar atento.

Não se esqueça de deixar as suas impressões para enriquecer este artigo. Inclusive, se você tiver novas ideias de como ensinar Frações no Ensino Fundamental, conte para nós! Lembre-se também de compartilhar o conteúdo para ele alcançar mais pessoas interessadas no assunto.

Boa aula e até a próxima!

 

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