Contação de Histórias na Matemática: conheça a importância dessa prática!

Quem disse que só nas aulas de Língua Portuguesa é possível ouvir o tradicional: “era uma vez”? A Contação de Histórias na Matemática transforma conceitos abstratos em narrativas repletas de significados.

Por meio dessa abordagem, os números deixam de ser apenas símbolos no papel e ganham vida. A estratégia, além de conectar-se com situações do cotidiano e contar com personagens que despertam a atenção dos alunos, facilita a compreensão dos conteúdos.

Além disso, por intermédio dela, o ambiente de aprendizado se torna mais envolvente e a criatividade e a imaginação são estimuladas. Afinal, o ato de ler para os alunos transcende as áreas do conhecimento, despertando maior interesse pela disciplina em questão.

Neste conteúdo, vou falar em detalhes sobre essa prática. Acompanhe a leitura e saiba como fazer a Contação de Histórias em suas aulas de Matemática.

Vamos lá?

Contação de Histórias: um recurso didático para as aulas de matemática

A Contação de Histórias é uma forma de transmissão de conhecimento usada antes da invenção da escrita. Trata-se de uma prática muito comum nas aulas de Língua Portuguesa, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

No entanto, o que poucos sabem é que a abordagem também é usada para ensinar Matemática. Inclusive, é uma maneira de explorar conceitos com ludicidade, imaginação e criatividade.

Isso porque uma boa história é capaz de reter a atenção e criar uma conexão emocional com quem ouve. Assim, essa estratégia nas aulas de matemática consegue transformar um conteúdo abstrato em algo concreto e dinâmico.

Vale destacar que o avanço da tecnologia e a facilidade em acessar informações tornaram as aulas tradicionais desinteressantes. Nesse sentido, contar histórias é uma forma de chamar a atenção dos alunos, fazendo com que se conectem com a disciplina.

Assim, durante a prática as crianças são inseridas no mundo de personagens e sentem vontade de resolver o problema deles. E, ensinar matemática por meio da resolução de problemas é importante, pois o ensino da matéria começa a partir desse conceito.

Quais são os benefícios da Contação de Histórias na Matemática?

Como visto até aqui, existem diversos benefícios ao usar a Contação de Histórias na Matemática. Dentre os principais, destacam-se:

  • contextualização do conhecimento: ao contar histórias, é possível conectar conceitos matemáticos a situações do cotidiano, tornando-os mais fáceis de entender;
  • desenvolvimento do pensamento crítico: as histórias que trazem problemas matemáticos ajudam no desenvolvimento do pensamento crítico, uma vez que os alunos são incentivados a analisar, refletir e propor soluções;
  • fortalecimento da memória e da atenção: a Contação de Histórias cria um ambiente mais atrativo que ajuda os alunos a absorverem melhor as informações;
  • estímulo à criatividade e imaginação: ao embarcar em narrativas matemáticas, a criatividade e a imaginação das crianças são estimuladas.

5 sugestões de atividades de Contação de Histórias na Matemática

Agora que você já entendeu que a Contação de Histórias na Matemática é um recurso muito importante para o ensino-aprendizagem da disciplina, saiba como aplicá-lo. Conheça 5 sugestões para implantar a estratégia na sala de aula e colher bons resultados.

Acompanhe!

1. Insira situações-problemas na história

Conforme já mencionado, inserir situações-problema na Contação de Histórias é uma das melhores formas de ensinar matemática. Isso porque além de fazer o aluno se envolver com a narrativa, ele deverá usar estratégias para resolver os problemas contidos nela.

Para isso, basta criar uma história simples ou adaptar uma existente. Assim, se a sua intenção é contar a história da Branca de Neve, por exemplo, é possível investir em:

  • problemas de adição: “Cada anão tinha 3 ferramentas. Quantas ferramentas havia no total?”;
  • problemas de subtração: “Os anões decidiram compartilhar algumas maçãs com Branca de Neve. Eles tinham um total de 15 maçãs, mas ao longo do dia, comeram 8. Quantas maçãs sobraram?”;
  • problemas de multiplicação: Cada um dos anões carregou 3 pedras preciosas para a mina naquele dia. Branca de Neve ficou curiosa para saber quantas pedras foram levadas ao todo?”;
  • problemas de divisão: “Branca de Neve assou um bolo de 14 pedaços e precisou dividi-lo igualmente entre os 7 anões. Quantos pedaços cada um deles receberá?”.

2. Explore conceitos matemáticos

Todas as histórias contadas podem explorar conceitos matemáticos. Assim como no exemplo acima, é possível adaptar os clássicos ou criar narrativas próprias. Por exemplo, se for abordar frações, nada melhor do que contar uma história sobre uma pizza. Observe:

A Pizza Generosa

“Era uma vez uma pizza chamada Pizzilda. O maior desejo dela era deixar todos felizes com seu sabor. Certo dia, quatro amigos chegaram à pizzaria e pediram:

— Pizzilda, podemos te dividir em partes iguais para todos?

Cheia de alegria, Pizzilda respondeu:

— Claro! Vou me dividir em quatro partes. Desta forma, cada um de vocês terá 1/4 de mim.

Logo depois, chegaram mais dois amigos e a situação se complicou.

— Agora somos seis! Como vamos dividir? — perguntaram.

Pizzilda respondeu animada:

— Fácil! Vou me dividir em 6 partes iguais, e cada um terá 1/6 de mim.

Todos comeram felizes, e no final ainda sobrou uma fatia. Pizzilda ficou radiante por poder dividir sua alegria.”

Esta é uma excelente forma de explorar conceitos matemáticos de maneira leve e divertida, promovendo uma compreensão mais simplificada.

3. Incentive os alunos a criarem histórias

A Contação de Histórias na Matemática deve ser uma via de mão dupla. Em outras palavras, os alunos não precisam apenas ouvir as narrativas, mas também desenvolvê-las. Ao contar suas próprias histórias, as crianças socializam e estimulam a criatividade.

No entanto, a proposta não é contar uma história qualquer, mas sim uma que envolva a matemática. Dependendo da série, é possível ajudá-los com os temas. Uma sugestão, inclusive, é pedir que imaginem uma aventura por um reino onde tudo precisa ser medido, contado ou resolvido.

Pode apostar que diversas histórias malucas e interessantes irão surgir!

4. Fale sobre a história da matemática

Além das histórias lúdicas, é importante falar sobre a história da matemática. Apresentar a origem dos conceitos e como a disciplina se desenvolveu ao longo dos anos é fundamental para que os alunos conheçam melhor a matéria.

Esse tipo de atividade pode ser realizada em parceria com a professora de história, promovendo assim, a interdisciplinaridade.

5. Invista na gamificação com histórias

Por fim, investir na gamificação com histórias é uma maneira de tornar a experiência ainda mais atrativa. Nesse sentido, apostar em teatros, fantoches e recursos manipulativos é fundamental para dar vida aos personagens.

É importante lembrar que os jogos de tabuleiro e os de cartas também podem ser inseridos nessa dinâmica para ilustrar as narrativas. Vale ressaltar que as histórias devem ser criadas e adaptadas com conceitos matemáticos.

Contação de Histórias: uma aliada na matemática!

Incorporar a Contação de Histórias na Matemática é uma estratégia poderosa para simplificar a aprendizagem e manter os alunos interessados nas aulas. As narrativas lúdicas criam conexões emocionais e ajudam a contextualizar os conceitos da disciplina.

Ao adaptar clássicos ou criar contos que ensinam as quatro operações ou frações, por exemplo, a matéria se torna mais divertida e próxima da realidade das crianças. Isso não apenas facilita a compreensão como estimula a criatividade e o pensamento crítico.

Portanto, avalie as sugestões deixadas no conteúdo e aplique aquelas que mais fizerem sentido para você. A ideia é transformar as aulas tradicionais em algo mais dinâmico e atrativo para a turma.

Além disso, para a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental essa proposta é ainda mais eficiente. Isso porque traz a ludicidade necessária para a faixa etária e o gosto pela leitura.

Espero que a leitura tenha sido útil. E, se tiver mais ideias de histórias, deixe o seu comentário. Lembre-se também de compartilhar o artigo para que mais pessoas conheçam e usem a Contação de Histórias na Matemática.

Boa aula e até a próxima!

 

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