Geometria para Crianças: Saiba como ensinar a disciplina em cada uma das séries

O senso geométrico faz parte do currículo escolar. Isso significa que todos os alunos devem estudar o tema enquanto matriculados em uma instituição de ensino. Assim, desde a Educação Infantil a matéria precisa ser ministrada. Mas, como ensinar Geometria para Crianças?

É muito comum nos depararmos com estudantes do Ensino Médio que não dominam a disciplina. Isso ocorre porque houve um grande erro anterior, ou seja, a geometria não foi explorada desde cedo.

Assim como qualquer outro conceito, o ideal é que ele se inicie de forma simples e vá se ampliando conforme o avanço das séries. Deste modo, um aluno da Educação Infantil vai desenhar e pintar círculos e quadrados, enquanto o aluno do Fundamental I criará planificações.

Em outras palavras, a Geometria para Crianças tem de começar com o básico e chegar à complexidade até o Ensino Médio. No entanto, se você tem dúvidas de como fazer isso com as suas turmas em sala de aula, continue a leitura do conteúdo!

Vamos lá?

Qual é a importância do ensino da Geometria para Crianças?

Antes de tudo, é fundamental deixar claro que o ensino da Geometria para Crianças é importante por diversas razões. Abaixo, você confere as principais!

1. Desenvolvimento das habilidades espaciais

A geometria ajuda as crianças a desenvolverem habilidades espaciais fundamentais para a compreensão de como os objetos se relacionam no espaço. Esse conhecimento é útil na Matemática, mas também no cotidiano. Afinal, por vezes é necessário localizar endereços em mapas ou visualizar objetos em três dimensões.

2. Capacidade de resolver problemas

Ao explorar formas, tamanhos e dimensões, as crianças adquirem a capacidade de resolver problemas matemáticos de forma estruturada. Isso porque a geometria exige que os alunos pensem de forma crítica, façam conexões e desenvolvam estratégias para a resolução de situações-problema.

3. Preparação para conceitos matemáticos mais avançados

O estudo da geometria deve ser iniciado na Educação Infantil, pois ele prepara o aluno para a absorção de conceitos matemáticos mais avançados. A trigonometria, o cálculo e a álgebra são exemplos dos temas abordados em séries posteriores.

Assim, um bom entendimento de geometria inicial conduz a criança para essas áreas, oferecendo uma base sólida para o futuro.

4. Conexões com o mundo real

A geometria está em toda a parte e podemos observá-la desde o design de objetos até a natureza. Por esta razão, quanto antes as crianças começarem a entender o tema, melhor compreenderão as formas e padrões que as rodeiam no ambiente.

5. Atenção aos detalhes

O estudo das formas geométricas e suas propriedades ensina as crianças a terem mais atenção aos detalhes. Em outras palavras, a geometria as torna observadoras, curiosas e aptas a analisarem objetos de forma crítica e precisa.

6. Aumento da criatividade

Outro benefício da Geometria para Crianças, é o aumento da criatividade. As atividades de desenho, pintura e criação de figuras ajudam a aguçar a imaginação e a originalidade.

7. Oportunidade para carreiras futuras

Muitas carreiras na área da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática dependem do conhecimento sólido em geometria. Inclusive, profissões como arquitetura e design gráfico são diretamente associadas a esse conhecimento.

Estratégias para ensinar Geometria para Crianças

Confira agora as estratégias para ensinar Geometria para Crianças. Separamos as sugestões conforme as séries para uma melhor organização. Acompanhe!

1. Educação Infantil – Exploração sensorial e apresentação das formas básicas

Na Educação Infantil, o foco deve ser a apresentação das formas básicas para as crianças de maneira lúdica. No entanto, é fundamental apostar na exploração sensorial, uma vez que os pequenos estão em uma fase propícia a isso.

Dentre as estratégias para ensinar Geometria para Crianças na Educação Infantil, podemos destacar:

  • brincadeiras com blocos de encaixe: o uso de blocos de encaixe permite que as crianças manipulem as formas de diferentes maneiras, reconhecendo padrões;
  • exploração tátil e visual: apresente as formas básicas por meio de objetos que podem ser vistos e tocados;
  • contação de histórias e atividades com música: contar histórias e incorporar músicas que falem sobre as formas, são excelentes sugestões para melhorar a assimilação e a memória das crianças.

2. 1° Ano – Identificação de formas e manipulação

Assim como na Educação Infantil, o ensino da Geometria para Crianças do 1° ano precisa ser lúdico e manipulativo. Deste modo, é importante reforçar as formas básicas para que os alunos possam identificá-las e investir na manipulação de objetos com os mesmos formatos.

Algumas estratégias para essa série, incluem:

  • jogos e atividades práticas: usar objetos do cotidiano para que os pequenos assimilem as formas é indispensável. É válido apostar em jogos com blocos e atividades que envolvam a identificação e o manuseio das formas;
  • desenho e recorte: pedir aos alunos que desenhem e recortem formas geométricas é outra maneira de fazer com que assimilem melhor o tema;
  • exploração do ambiente: outra estratégia eficaz no 1° ano, é levar a turma para explorar ambientes, buscando objetos que contenham círculos, quadrados, retângulos e triângulos.

3. 2° Ano – Propriedades e padrões das formas geométricas

No segundo ano, os alunos já precisam conhecer os detalhes das formas geométricas, por isso o próximo passo é trabalhar as propriedades e os padrões delas. Em outras palavras, na segunda série, as crianças devem aprender sobre quantidade de lados e vértices.

As atividades indicadas para isso são:

  • classificação de formas: é sugerido que os alunos classifiquem as formas conforme o número de lados e vértices e encontrem objetos com os mesmos padrões;
  • desenho e criação de mosaicos: incentivar o desenho e a criação de mosaicos também é uma maneira de trabalhar com a repetição de padrões;
  • variação de tamanhos: no segundo ano, é fundamental mostrar aos alunos que as formas podem variar de tamanho e manter suas propriedades.

4. 3° Ano – Medição e introdução ao conceito de ângulos

Já no terceiro ano, a Geometria para Crianças começa a ficar mais complexa, sendo o momento ideal para explorar o conceito de medição de ângulos. Contudo, essa abordagem precisa ser prática e visual, por meio de atividades como:

  • medição de objetos: medir objetos com a régua é uma ótima atividade para as crianças terem a noção de medidas;
  • exibição de formas em diferentes orientações: no terceiro ano, já é possível apresentar as formas em diferentes orientações, destacando que mesmo “viradas” ou “de ponta cabeça”, elas continuam sendo as mesmas;
  • apresentação de ângulos simples: apresentar ângulos retos e agudos é importante para que as crianças identifiquem figuras e objetos.

5. 4° Ano – Perímetro, área e geometria espacial

O ensino da Geometria para Crianças no 4° ano envolve uma compreensão mais profunda. Assim, o foco está no cálculo de perímetro e áreas simples. Além disso, na quarta série há a introdução à geometria espacial.

Para a aplicação desses conteúdos, as melhores estratégias são:

  • uso das unidades de medida: para o cálculo do perímetro é necessário usar as unidades de medida, ou seja, pedir para as crianças medirem o perímetro de uma mesa, por exemplo;
  • introdução de figuras 3D: no quarto ano, é possível introduzir formas tridimensionais como cubos, esferas e cilindros, permitindo que as crianças manuseiem e compreendam a relação com as formas bidimensionais;
  • construção de figuras tridimensionais: incentivar a construção de figuras tridimensionais com massinha de modelar, palitos de sorvete e outros materiais é fundamental para uma melhor visualização das dimensões.

6. 5° Ano – Relação entre figuras e conceitos avançados

No quinto ano, os alunos estão se preparando para uma nova fase: o Ensino Fundamental II. Por esse motivo, o ensino da geometria é mais avançado. O foco na quinta série é explorar a relação entre figuras e o aprofundamento em perímetro, área e volume.

Para isso, é necessário apostar em:

  • relação entre formas: mostrar como diferentes figuras podem ser combinadas ou divididas para construir novas formas, como dois triângulos que formam um quadrado;
  • introdução do conceito de volume: no quinto ano já é possível introduzir o conceito de volume e mostrar como ele é calculado em figuras simples como cubos;
  • transformações geométricas: a apresentação das noções básicas de simetria, translação e rotação de formas geométricas faz parte do conteúdo da quinta série.

Entendeu como ensinar Geometria para Crianças?

E então, entendeu como ensinar Geometria para Crianças? Percebeu o quanto o conceito é importante em todos os anos, desde a Educação infantil?

Uma coisa é certa: quanto antes uma criança aprender as noções geométricas, mais fácil será a compreensão da disciplina no Ensino Fundamental e Médio. Além disso, muito mais do que o domínio da matéria, a geometria também é benéfica para o cotidiano.

O aumento da criatividade e a oportunidade de carreiras futuras são apenas algumas das vantagens que o aprendizado da geometria oferece. Inclusive, ela auxilia no desenvolvimento das habilidades espaciais.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Lembre-se de compartilhá-lo com profissionais da área da educação. Deixe também o seu comentário se quiser acrescentar algo ou se tiver alguma dúvida sobre o assunto.

Boa aula e até a próxima!

 

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