Jogos com material dourado 4º ano

Compreender a matemática é fundamental para os alunos de todas as séries. Isso porque, além de enriquecer o conhecimento, ela também auxilia no desenvolvimento de habilidades e do raciocínio lógico.

Entretanto, muitas vezes, esse aprendizado é oferecido de forma abstrata, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, tornando a compreensão mais desafiadora. No 4.º ano, por exemplo, é comum que os conceitos matemáticos sejam mais complexos e, por isso, os alunos passam a ter mais dificuldades para absorver a disciplina.

Para mudar essa realidade, é necessário investir em diferentes abordagens, isto é, a utilização de recursos pedagógicos e jogos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O material dourado é uma dessas ferramentas que, quando combinada com determinadas dinâmicas, transforma o ensino em algo leve e tangível.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de trabalhar com esse tipo de abordagem e apresentaremos sugestões de jogos com o material dourado para o 4.º ano. Acompanhe!

Qual a importância dos jogos com material dourado no 4.º ano?

Usar jogos com material dourado no 4.º ano é muito importante, uma vez que, essas dinâmicas proporcionam um ensino mais simples e envolvente. Em outras palavras, quando os alunos aprendem brincando, eles conseguem ter uma compreensão mais sólida dos conteúdos transmitidos.

Nesse sentido, os jogos com material dourado contribuem para que as aulas de matemática sejam mais atrativas e despertem a atenção das crianças. Além disso, também possuem um papel fundamental quando o assunto são as habilidades cognitivas e sociais. Isto é, ajudam com a construção do conhecimento e ainda com as formas de se relacionar e interagir com as pessoas ao redor.

No geral, chega a ser difícil pontuar a quantidade de benefícios do uso dos jogos com material dourado nas aulas de matemática. No entanto, os principais já foram mencionados, uma vez que é fundamental que os alunos tenham interesse pelas aulas, aprendam a disciplina, e saibam socializar entre si.

Desta forma, estarão preparados para enfrentar os desafios matemáticos dos anos seguintes e, também, para se relacionarem melhor com os colegas durante as atividades.

5 sugestões de jogos com material dourado 4.º ano

Agora que você já sabe a importância dos jogos com material dourado 4.º ano, chegou o momento de conhecer 5 sugestões para aplicar em sala de aula. Vale dizer que, todas as atividades abaixo, podem ser adaptadas, caso os alunos demonstrem dificuldades ou precisem avançar de nível. Confira!

1. Aventura na tabuada

Os jogos com material dourado para o 4.º ano devem envolver, em determinadas propostas, o uso da tabuada. Isso porque, ela acompanhará os exercícios de matemática por muito tempo, ainda que as crianças já tenham aprendido e não necessitem da “colinha”.

Neste jogo, os alunos devem receber os blocos dourados, juntamente a duas cartas com multiplicadores. Ou seja, caso recebam uma carta com o número 2, e outra com o número 4, devem representá-las por meio do material dourado, inclusive o resultado da conta.

Assim, ainda usando os números acima como exemplo, o resultado representado pelo material dourado deve ser: 2 cubos x 4 cubos = 8 cubos. Essa dinâmica pode ser realizada individualmente ou em grupo, e vence quem conseguir realizar todas as multiplicações de forma correta.

O objetivo do jogo é fortalecer o conhecimento da tabuada, fazendo com que o aluno seja capaz de multiplicar qualquer número de forma interativa e visual.

2. Banco imaginário

Já comentamos em alguns conteúdos aqui no blog, sobre os jogos de “mercadinho do bairro”. O banco imaginário, funciona praticamente da mesma forma, ou seja, as crianças precisam imaginar ou construir um cenário parecido com um banco. Elas devem ser divididas como clientes e funcionárias e desenvolver os processos bancários, tais como:

  • pagamento de boletos;
  • pedido de empréstimo;
  • abertura de contas;
  • depósito em poupança;
  • solicitação de consórcio;
  • dentre outros serviços.

No entanto, as crianças devem usar o material dourado para a representação de qualquer um dos serviços acima. Ou seja, caso solicitem um empréstimo de R$1.000,00, esse valor deve ser pago com as peças douradas.

O jogo auxilia na habilidade de somar, multiplicar, subtrair e dividir, ajudando os alunos a introduzir o material dourado nas situações do cotidiano. Além disso, colabora diretamente para uma maior interação entre eles.

3. Construindo números gigantes

O jogo: “construindo números gigantes”, é ideal para reproduzir algarismos mais complexos de forma concreta e divertida. Nele, as crianças são dividas em grupos e cada um dos grupos deve representar um número grande, usando o material dourado.

Essa representação pode ocorrer de duas formas, ou seja, por meio de um sorteio de números ou escolhas do próprio professor. O interessante é que os alunos aprendam a construir números mais altos, como 935, por exemplo.

É fundamental orientar as crianças, de modo que entendam que os números podem ser apresentados de diversas formas. Em outras palavras, usando o 935 novamente como exemplo, elas podem representá-los com 9 cubos + 3 cubos + 5 cubos, como se escrevessem por extenso, ou com 9 placas + 3 tiras + 5 cubos para a quantidade correta.

Esse tipo de dinâmica auxilia na compreensão do valor posicional dos números, bem como na colaboração entre equipes, uma vez que os grupos devem agir em conjunto.

4. Desafio de resolução de problemas

Outra forma de usar jogos com material dourado no 4.º ano, é promovendo um desafio de resolução de problemas. Funciona da seguinte forma: o professor deve distribuir aos alunos individualmente ou em grupo, uma série de “probleminhas” para resolverem com o auxílio das peças douradas. Esses problemas podem ser os sugeridos pelos livros didáticos da série em questão, ou elaborados pelo professor.

Após a seleção e distribuição, as crianças precisam chegar à resolução dos problemas usando as peças. Não importa quais meios utilizem, se utilizarão apenas os cubos ou as placas, por exemplo, ou se combinarem diversas estratégias, a finalidade é chegar ao resultado correto.

O principal objetivo do jogo, é que os alunos percebam que existem vários caminhos para a resolução de problemas e o material dourado tende a ser um facilitador nessa hora.

5. Somas e subtrações desafiadoras

Por falar em desafio, é fundamental que no 4.º ano escolar, as crianças já tenham autonomia para trabalhar com números maiores, isto é, operações como: 500 + 200, por exemplo. Entretanto, é comum que atividades como esta, quando feitas no papel, não despertem a atenção dos pequenos.

Em razão disso, apostar em jogos com material dourado que trabalhem somas e subtrações de forma desafiadora, é uma excelente opção. Para este desafio, basta criar cartas com operações de adição e subtração complexas para que os alunos resolvam com o auxílio das peças douradas.

Esse tipo de jogo é importante para que as crianças pratiquem a soma e a subtração em contextos mais avançados, aprimorando as habilidades de cálculo mental, bem como de manipulação numérica.

Jogos com material dourado 4.º ano: invista nessa abordagem!

Investir na abordagem de jogos com material dourado para o 4.º ano, é essencial para oferecer aulas mais dinâmicas e atrativas às crianças. É fato que a matemática, além de ser uma disciplina fundamental para a aquisição de conhecimentos, auxilia também com o desenvolvimento de competências como: raciocínio, comunicação e interação.

Neste contexto, os recursos pedagógicos, bem como os jogos, devem estar sempre presentes para proporcionar um ensino mais lúdico e envolvente, facilitando a compreensão da matéria e o desenvolvimento das habilidades citadas.

Vale destacar que todas as sugestões deixadas neste conteúdo podem ser adaptadas conforme os objetivos específicos de aprendizagem de cada turma. Além disso, elas também podem ser realizadas de forma mais simples ou mais complexas, dependendo da necessidade de cada criança.

O uso contínuo dos jogos com material dourado, é fundamental para que os alunos possam absorver e compreender os mais diferentes conceitos matemáticos. Ademais, tornar as aulas de matemática mais dinâmicas é o primeiro passo para despertar a atenção das crianças perante à disciplina.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe para que outras pessoas tenham acesso às nossas sugestões de jogos com o material dourado para o 4.º ano. Lembre-se também de deixar as suas impressões e dicas, caso possua, no campo de comentários abaixo! Boa aula!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.