Quando o assunto é educação, o uso de ferramentas pedagógicas colaboram para um ensino-aprendizagem mais efetivo. Inclusive, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, é importante contar com recursos extras, especialmente nas aulas de matemática. O Material Dourado no 2° ano, por exemplo, auxilia em um aprendizado mais dinâmico e atraente.
No entanto, além da sala de aula, as peças douradas também auxiliam nas lições de casa. Isso porque, proporcionam uma base sólida para recapitular o que foi aprendido na escola e tornam as tarefas mais simples de serem executadas.
Pensando em todos os benefícios, neste conteúdo você vai entender um pouco mais sobre a importância da lição de casa para essa faixa etária. Além disso, terá acesso a ideias de atividades com o Material Dourado no 2° ano para enviar na mochila do aluno.
Continue a leitura!
- Leia também: Atividades com material dourado 2° ano
Material Dourado no 2° ano: qual a importância das lições de casa?
Como dito anteriormente, a lição de casa é importante para os alunos recordarem os conteúdos vistos na sala de aula. Inclusive, quando são integradas com o uso de ferramentas pedagógicas, auxiliam ainda mais no desenvolvimento de habilidades e na autonomia do aluno.
A matemática, embora ensinada na sala de aula, pode ser reforçada fora da escola, com a ajuda dos pais. Por intermédio de uma abordagem prática e envolvente, essa prática se torna uma oportunidade valiosa para o crescimento e ampliação do pensamento crítico.
Abaixo, um resumo da importância das lições de casa:
- consolidação de conceitos: a lição de casa ajuda as crianças a consolidarem os conceitos aprendidos em sala de aula, bem como operações básicas, compreensão numérica e resolução de problemas. Ao revisar esses conceitos em casa, os alunos desenvolvem maior confiança e compreensão da disciplina;
- desenvolvimento da autonomia: além da confiança e compreensão da matéria, a lição de casa também auxilia com o desenvolvimento da autonomia das crianças em relação ao seu próprio aprendizado. Ao realizarem tarefas fora da escola, elas aprendem a gerenciar o seu tempo e organizar seu trabalho de maneira independente;
- cooperação dos pais: a lição de casa é uma oportunidade para os pais cooperarem diretamente na aprendizagem de seus filhos. Por meio dela, as tarefas são feitas em conjunto, reforçando a ideia de que a escola e a família devem caminhar juntas.
- Leia também: Como trabalhar com o Material Dourado?
Como desenvolver atividades com Material Dourado 2° para lição de casa?
Agora que falamos sobre a importância das lições de casa, é o momento de você saber como desenvolvê-las com o Material Dourado no 2° ano. Acompanhe as sugestões!
Explore a base numérica
As lições de casa com Material Dourado no 2° ano devem explorar a base numérica. Em outras palavras, precisam representar números diferentes usando as unidades, dezenas e centenas. Desta forma, os alunos irão compreender os valores posicionais.
Invista nas operações básicas
Ao investir em atividades com operações básicas, as crianças vão aprender a somar, subtrair, dividir e multiplicar números com o Material Dourado. Desde as contas, até os problemas matemáticos, as lições de casa com operações básicas ajudarão no desenvolvimento de novas estratégias.
- Leia também: Quatro Operações Matemáticas com Material Dourado
Aposte nos padrões e sequências
As atividades com padrões e sequências são excelentes sugestões de lições de casa. Isso porque, auxiliam os alunos no desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico. Além de prepará-los para conceitos matemáticos mais complexos.
Não se esqueça dos jogos
Os jogos com Material Dourado são fundamentais para um aprendizado mais dinâmico e divertido. Inclusive, quando falamos de lição de casa para essa faixa etária, os jogos ajudam na interação entre pais e filhos.
A seguir, você confere 5 ideias para lição de casa com o Material Dourado no 2° ano. Anote tudo!
- Leia também: Jogos com material dourado 2º ano
Material Dourado 2.º ano: 5 ideias para lição de casa
Abaixo, você confere 5 ideias para lição de casa usando o Material Dourado no 2° ano do Ensino Fundamental.
É válido destacar que todas as sugestões a seguir podem ser adaptadas conforme a dificuldade da turma em questão.
1. Explorando números de 3 dígitos
No segundo ano do Ensino Fundamental já é possível explorar números de 3 dígitos. Assim, as atividades com Material Dourado devem focar em unidade, dezena e centena.
Para a lição de casa, é válido apostar em exercícios nos quais os alunos representem os números de 3 dígitos, usando as peças douradas. Assim, em uma folha, números como 345, 555 e 654 devem ser dispostos para serem referenciados com o Material Dourado.
Por exemplo, o número 345 pode ser representado com desenhos que ilustram 3 placas, 4 barras e 5 cubinhos. O ideal, inclusive, é que as crianças usem as peças douradas antes de ilustrar no caderno.
Este tipo de atividade ajuda os alunos a compreenderem a estrutura dos números com 3 dígitos e desenvolverem as habilidades de representação numérica.
2. Adição e subtração com Material Dourado
Ainda falando em números de 3 dígitos, as atividades de adição e subtração não podem faltar nas lições de casa.
Desta forma, os alunos devem receber uma folha com os exercícios de operações básicas como: 225 + 345, 125 + 587 e 422 + 305, por exemplo. Para solucioná-los, basta usar os blocos dourados e colocar o resultado no caderno.
É importante deixar claro para as crianças e os pais que as continhas precisam ser realizadas com o Material Dourado. Assim, a atividade em questão irá auxiliar os alunos a compreenderem o processo de adição e subtração e ainda a posição das unidades, dezenas e centenas.
- Leia também: Adição com material dourado no 2º ano
- Leia também: Subtração com Material Dourado no 2° ano
3. Identificando padrões e sequências
Nesta atividade, os alunos devem ser incentivados a criar padrões numéricos com o auxílio dos blocos dourados. Ou seja, recebem uma folha com um número inicial e uma regra para completar a sequência.
Por exemplo: “complete a sequência adicionando 20 cubinhos por vez e anote os resultados”. Deste modo, se o número inicial for 20, o próximo deve ser 40, depois 60 e assim por diante.
É importante deixar claro que as crianças precisam usar o Material Dourado para chegar aos resultados esperados. O objetivo é que elas identifiquem a regra que governa o padrão, compreendendo, assim, as relações numéricas.
4. Comparando números
A atividade “comparando números” é ideal para os alunos entenderem a diferença de maior ou menor. Para aplicá-la basta colocar números em uma folha e ao lado de cada um deles, a ilustração das peças do Material Dourado de outros algarismos.
Assim, suponhamos que na primeira linha o número seja 145 e o desenho ao lado ilustre 2 placas. Considerando que as placas valem 100, as peças são maiores que o número em questão, pois totalizam 200.
Esse tipo de exercício é fundamental para reforçar o conceito de valor posicional e comparação numérica.
5. Problemas com Material Dourado
Os problemas matemáticos não podem faltar nas lições de casa com Material Dourado no 2° ano. Isso porque, é por intermédio deles que os alunos conseguem identificar informações relevantes e usarem as peças douradas para resolver as questões.
Assim, em uma folha devem estar dispostas probleminhas como:
“Ana Maria tem 90 lápis, enquanto Juliana tem 120. Para pintarem o mesmo desenho, as meninas juntaram os materiais. Quantos lápis elas possuem agora?”
Para resolver, os alunos devem usar os blocos dourados e escrever os resultados na folha. Inclusive, caso queira intensificar a proposta, pode pedir que as crianças filmem ou tirem fotos do processo de resolução do problema com o Material Dourado e tragam para a sala.
Material Dourado no 2° ano: invista nas lições de casa!
Como dito no decorrer do conteúdo, investir nas lições de casa com Material Dourado no 2° ano é fundamental por três grandes motivos. Primeiro, para reforçar o que foi aprendido em sala de aula. Segundo, para promover a interação entre pais e filhos. Terceiro para que as crianças ampliem sua autonomia e responsabilidade escolar.
Ao usar o Material Dourado em casa com os pais, as crianças têm a oportunidade de rever os conceitos matemáticos e aprimorá-los. Além disso, aprendem a gerir melhor o tempo de suas tarefas e cumpri-las conforme os prazos.
É válido reforçar que ferramentas pedagógicas são eficientes dentro e fora da escola, pois a sua utilização coopera para um aprendizado mais dinâmico e divertido. Inclusive, todas as ideias de lições de casa deixadas aqui podem ser adaptadas conforme o nível de dificuldade de cada turma.
Assim, esperamos que cada uma delas tenha sido útil para você. Contudo, se ainda tiver qualquer dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário. Não esqueça também de deixar suas sugestões para enriquecer o nosso conteúdo e consultar a nossa categoria do 2° ano. Lá, você encontra diferentes sugestões para a série em questão.
Boa aula e até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.