Matemática na Educação Infantil: 6 maneiras de aplicar a disciplina para as crianças!

Embora faça parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Matemática na Educação Infantil é um conhecimento que vai muito além do currículo escolar. Isso porque, a disciplina potencializa o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de seu raciocínio lógico e criatividade.

Se a área de exatas é muito presente em nosso dia a dia, no cotidiano dos pequenos isso não seria diferente. As crianças contam brinquedos, mostram números com as mãos, escutam músicas infantis com a temática, e assim por diante.

Em razão disso, quanto antes adentrarem nesse universo por completo, maiores serão as possibilidades de resultados positivos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Contudo, diferentemente do ensino para alunos mais velhos, para os mais novos, a inserção da disciplina deve ser feita de maneira lúdica e sem imposições.

Neste conteúdo, você confere 6 maneiras de trabalhar a Matemática na Educação Infantil. Vamos lá?

Qual a importância da Matemática na Educação Infantil?

Como dito acima, a Matemática na Educação Infantil é importante por diversas razões que ultrapassam a base pedagógica. Em outras palavras, a disciplina auxilia em um desenvolvimento integral das crianças. Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

1. Habilidades cognitivas

Introduzir a Matemática na Educação Infantil é uma forma de contribuir com as habilidades cognitivas das crianças. Por intermédio da disciplina, os pequenos passam a se concentrar mais nos conteúdos, pensar de forma crítica e levantar questionamentos.

Isso ocorre porque as atividades de matemática normalmente exigem atenção e busca pela solução de problemas, fazendo com que essas habilidades sejam exploradas.

2. Raciocínio lógico

Outro benefício da Matemática na Educação Infantil é o aprimoramento do raciocínio lógico. A matéria está associada à capacidade de organizar pensamentos e argumentos. Assim, ao aplicá-la desde cedo, as crianças desenvolvem maior aptidão no que diz respeito aos pensamentos lógicos.

3. Senso crítico e autonomia

Ao praticar a Matemática na Educação Infantil, os alunos adquirem a capacidade de questionar e analisar de forma racional, ou seja, desenvolvem o senso crítico. Além disso, também criam maior autonomia ao resolver pequenos problemas e situações do cotidiano.

Por intermédio dos exercícios com números, os pequenos aprendem a solucionar demandas ao longo da vida. Melhor dizendo, crescem sabendo argumentar e chegar a resultados rápidos das questões do cotidiano, como preço do lanche e valor da mesada, por exemplo.

4. Melhor desempenho matemático

Assim como em qualquer outra disciplina, quanto antes se aprende, melhor! No entanto, quando o assunto é matemática, sabemos que há uma grande ênfase na dificuldade dos alunos, conforme avançam o nível de aprendizado.

Ao aprender a matéria desde cedo, de maneira prazerosa e significativa, essas dificuldades tendem a ser menores. Isso porque, as crianças passam a se identificar com ela.

Como introduzir a Matemática na Educação Infantil?

Antes de tudo, é importante dizer que a Matemática na Educação Infantil deve ser introduzida seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inclusive, a própria BNCC diz que a disciplina para os pequenos deve ser um exercício criativo e um campo para desenvolver múltiplas competências.

Neste contexto, é notório que a matéria é vista como um eixo importante na formação do indivíduo na primeira infância. Por isso, deve ser introduzida de maneira lúdica e sem imposições.

Mas, o que isso significa?

Isso significa que a Matemática na Educação Infantil deve ser apresentada de maneira livre e espontânea, ou seja, sem a obrigação do aprendizado abstrato. Em outras palavras, embora existam livros didáticos, eles não são o ponto de partida.

A disciplina para as crianças precisa focar em números a partir de jogos, músicas e situações do cotidiano. Além disso, as atividades lúdicas externas, como ir ao mercado com os pais, ou preparar uma receita de bolo em casa são excelentes propostas.

É importante destacar que o ensino da Matemática na Educação Infantil deve valorizar o uso dos números por meio de brincadeiras. Assim, a aprendizagem se torna significativa e faz com que as crianças construam bases sólidas e se interessem ainda mais pela disciplina.

Vamos, portanto, conhecer algumas maneiras de introduzir a Matemática na Educação Infantil.

6 maneiras de trabalhar a Matemática na Educação Infantil

Acesse, abaixo, 6 maneiras de trabalhar a Matemática na Educação Infantil. É válido destacar que todas as sugestões podem ser executadas junto ao livro didático, inclusive, é possível associar as atividades.

1. Insira números na contação de histórias

A contação de histórias tem papel fundamental na Educação Infantil. Isso porque, por meio dela, há o incentivo à leitura e o estímulo à expressão. Além disso, as histórias fazem com que os pequenos se transportem para o universo da imaginação e aprendam com ele.

No entanto, muito mais que os benefícios citados acima, inserir números nesse tipo de atividade pode ser bem vantajoso. Em outras palavras, a contagem de páginas, elementos da narrativa ou quantidade de ilustrações e personagens, pode fazer com que os pequenos aprendam matemática sem perceber.

2. Estimule a contagem com situações do cotidiano

Estimular a contagem com situações do cotidiano é uma excelente forma de introduzir a Matemática na Educação Infantil de forma prática. Assim, a atividade consiste em contar quantos alunos tem na sala, quantos lápis contém na caixa ou quantos livros cada criança trouxe para a escola.

O interessante é que os pequenos vão conhecer o conceito de contagem sem nem perceber. Além disso, podem praticar em casa com pequenas lições como contar os brinquedos do quarto ou quantos botões tem na blusa do papai, por exemplo.

3. Realize operações básicas com elementos do dia a dia

Além da contagem, é importante realizar operações básicas desde cedo. Melhor dizendo, a soma e subtração devem estar presentes já na Educação Infantil. Neste contexto, somar a quantidade de lições ou subtrair as bolachas da lancheira é uma ótima maneira de trazer a matemática para o cotidiano.

Vale destacar que os exercícios de soma e subtração dos livros didáticos podem auxiliar, dando forma para as continhas do dia a dia. Ou seja, se a atividade é 20 + 10, é possível transformar em contas como: quanto são 10 livros + 20 estojos.

4. Invista em atividades físicas com embasamento numérico

Outra maneira de introduzir a Matemática na Educação Infantil é apostando em atividades físicas com embasamento numérico. Ou seja, circuito com obstáculos, jogo da amarelinha, competições com bola, entre outros.

Além disso, é possível explorar as noções de geometria e espaço praticando esse tipo de atividade.

5. Pratique a noção de espaço e medida

As dinâmicas com jogos de encaixe ou inserção de objetos dentro de outros objetos, também são exemplos da Matemática na Educação Infantil. Elas estimulam a noção de espaço e medida.

Inclusive, é importante fazer comparações entre coisas mais leves e mais pesadas ou que cabem ou não em um determinado lugar. Desta forma, além dos conceitos matemáticos, as noções de espaço e medida também são praticadas.

6. Use ferramentas pedagógicas como ábaco e Material Dourado

As ferramentas pedagógicas não podiam faltar quando o assunto é a inserção da Matemática na Educação Infantil. Embora pareçam apenas parte da lista escolar, recursos como ábaco e Material Dourado também são úteis para as atividades lúdicas.

Isso porque, por intermédio deles, é possível apostar em jogos, brincadeiras e outras dinâmicas que tornam a aula mais interessante e bem aproveitada.

Tudo pronto para inserir a Matemática na Educação Infantil?

E então, tudo pronto para inserir a Matemática na Educação Infantil? Como vimos até aqui, existem diferentes formas de aplicar a matéria sem torná-la exaustiva para as crianças. É válido lembrar que, os livros didáticos devem acompanhar essa jornada, no entanto, podem servir apenas como base em um primeiro momento.

Isso significa que, mesmo consultando e resolvendo os exercícios solicitados, é possível adaptar as atividades, tornando-as mais dinâmicas e interessantes. Melhor dizendo, ao invés de realizar as contas diretamente no livro, o ideal é transformá-las em dinâmicas concretas, jogos e brincadeiras.

Esperamos que as nossas sugestões tenham sido úteis para você. Inclusive, caso prefira, deixe o seu comentário. Será um prazer responder as suas dúvidas sobre o assunto. Lembre-se que na Educação Infantil, quanto mais experiências diferenciadas, melhor para a implantação de qualquer disciplina.

Afinal, estamos falando de crianças e aprender brincando é a melhor maneira de explorar qualquer matéria.

Boa aula e até a próxima!

 

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