Problemas Matemáticos no 1° ano: conheça 5 maneiras de aplicá-los

A matemática nos anos iniciais é uma disciplina importante para o desenvolvimento intelectual do aluno. Em razão disso, é fundamental apostar em diferentes metodologias de ensino para obter melhores resultados. Assim, neste conteúdo vamos falar sobre os Problemas Matemáticos no 1° ano.

A resolução de problemas é uma estratégia didática que visa construir o raciocínio lógico e desenvolver habilidades como a interpretação e o pensamento crítico. Inclusive, o educador Paulo Freire (1921-1997) foi um grande defensor das contribuições que esse tipo de atividade proporciona aos estudantes.

Segundo ele, a educação problematizadora é a única que estimula os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem. Uma vez que precisam questionar a realidade e buscar soluções.

No entanto, quando falamos na primeira série é preciso lembrar que as crianças ainda são muito imaturas no contexto da aprendizagem. Por isso, o ideal é apostar em pequenas situações-problemas, especialmente as que envolvem o cotidiano delas.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o assunto!

O que são problemas matemáticos?

Problemas matemáticos ou situações-problemas são questões que dependem da aplicação de conceitos e operações básicas para serem resolvidas. Em outras palavras, trata-se de perguntas que dependem do raciocínio lógico e de estratégias criativas para se chegar ao resultado.

Assim, um problema matemático propõe um desafio ou uma incógnita na qual o aluno deve resolver usando os seus conhecimentos matemáticos. É importante destacar que existem diferentes tipos de problemas, e eles variam conforme o nível de complexidade e contexto em que são apresentados. São eles:

  • problemas aritméticos: envolvem operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • problemas geométricos: são questões associadas a formas, tamanhos, áreas, volumes e outras propriedades geométricas;
  • problemas de lógica: exigem habilidades de raciocínio lógico e dedução, as quais os alunos precisam encontrar padrões e sequências;
  • problemas contextualizados: usam situações do dia a dia para facilitar a compreensão e aplicação da matemática.

Por que é importante aplicar Problemas Matemáticos no 1° ano?

A aplicação de Problemas Matemáticos no 1° ano é importante, pois ajuda os alunos a explorarem e compreenderem a disciplina de forma ativa e significativa. Essa contribuição, como já mencionado, foi muito bem pontuada pelo educador Paulo Freire (1921-1997).

O autor valorizava a educação problematizadora, uma vez que a enxergava como um meio de colocar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Assim, ao contrário da abordagem tradicional na qual o professor fala e o aluno ouve, na resolução de problemas, os estudantes precisam “pôr a mão na massa”.

Assim, segundo Freire, as situações-problemas atuam como uma troca entre o educador e o educando. O processo incentiva o aluno a refletir e usar o raciocínio lógico. Além disso, faz com que as crianças se tornem pessoas críticas e tenham mais autonomia.

5 maneiras de aplicar Problemas Matemáticos no 1° ano

Agora que você já sabe o que são problemas matemáticos e qual é a importância deles, é o momento de conhecer maneiras de aplicá-los. Vale dizer que na primeira série as crianças precisam de atividades lúdicas e dinâmicas para “tomarem gosto” pela disciplina. Afinal, é o primeiro contato com a matéria.

Veja as sugestões!

1. Use histórias interativas

Uma das melhores formas de aplicar Problemas Matemáticos no 1° ano é usando histórias interativas. Ou seja, em vez de apostar em situações como:

“João tinha 10 balas e comeu 2, quantas sobraram?”

O ideal é:

“João comprou 10 balas para distribuir aos amiguinhos no dia de seu aniversário. Porém, antes da festinha ele comeu 2. E agora, quantas balas ele ainda tem para dar de lembrancinha?”

Embora o contexto seja o mesmo, quando contamos uma historinha, as crianças conseguem assimilar melhor a situação. Inclusive, é possível usar personagens de contos de fadas e transformar os clássicos em problemas matemáticos.

Desta forma, o aprendizado se torna mais envolvente e imaginativo.

2. Invista em brincadeiras

Outra maneira de aplicar Problemas Matemáticos no 1° ano, é investindo em brincadeiras, como, por exemplo, um “caça tesouro”. Assim, as pistas devem incluir probleminhas de adição e subtração, como:

“Para encontrar a próxima pista, me diga quantas flores há na cesta se colhemos 5, mas perdemos 2 no caminho”

Desta forma, é possível encontrar o tesouro, respondendo todos os probleminhas de cada uma das pistas. A dinâmica promove o trabalho em equipe e torna a atividade mais divertida.

3. Aposte na culinária matemática

A culinária matemática também é uma excelente alternativa para aplicar probleminhas aos alunos do 1° ano. Em outras palavras, é possível apostar em receitas que ajudam a visualizar e resolver as questões.

Assim, imagine a seguinte situação:

“Precisamos de 5 colheres de farinha de trigo para fazer um bolo de chocolate, mas já colocamos 3. Quantas faltam?”

A ideia aqui é resolver o problema, na prática, enquanto se faz a receita. Deste modo, além de aprenderem conceitos matemáticos, os alunos também experimentam o aprendizado manual.

4. Crie situações-problema associadas ao cotidiano

Criar situações-problemas associados ao cotidiano é uma forma de as crianças conseguirem assimilar melhor as questões. Para isso, é possível levar os alunos até a cantina da escola, por exemplo, e perguntar:

“Se temos 10 lanches prontos na cantina e somos 28 crianças, quantos lanches faltam para que todos possam comer?”

Esse tipo de dinâmica permite que as crianças trabalhem com noções de quantidade em um contexto real para elas.

5. Utilize recursos manipuláveis

Por fim, a utilização de recursos manipuláveis é fundamental para uma melhor aplicação de Problemas Matemáticos no 1° ano. Ou seja, os materiais concretos como blocos de montar, brinquedos ou peças coloridas ajudam as crianças a visualizarem a situação-problema e compreendê-las mais facilmente.

Assim, suponhamos que você utilize o Material Dourado. Com as peças, é possível criar um probleminha como:

“Uma árvore tinha 10 maçãs, mas 3 caíram. Quantas restaram?”

Em vez de contar com o lápis e o caderno, os alunos vão usar os cubinhos para realizar a subtração, na prática. Essa abordagem torna a aula mais dinâmica e cativante.

Aposte na aplicação de Problemas Matemáticos no 1° ano!

Até aqui vimos que apostar nos Problemas Matemáticos no 1° ano é uma excelente estratégia para aprimorar o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Assim, conforme já defendia Paulo Freire (1921-1997), a prática contribui para o desenvolvimento da autonomia da criança. Além disso, a coloca como protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

No entanto, é importante lembrar que qualquer abordagem para os anos iniciais, especialmente primeira e segunda série deve ser lúdica. Isso porque nesses níveis os alunos ainda estão conhecendo a disciplina e adquirindo responsabilidade. Portanto, é fundamental mantê-los interessados na disciplina.

Por fim, se você tem mais alguma sugestão de como aplicar os Problemas Matemáticos no 1° ano, comente aqui. Não se esqueça também de compartilhar o artigo com outros pais e professores. Afinal, quando todos ajudam, os resultados são ainda melhores.

Boa aula e até a próxima!

 

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