Qual o melhor material dourado?

A disciplina da matemática, por vezes, é considerada a mais difícil para as crianças. Isso porque, ela exige maior entendimento e raciocínio lógico. Por esta razão, Maria Montessori (1870-1952) criou o material dourado, que tem como objetivo auxiliar os alunos com o aprendizado da aritmética.

Essa ferramenta, antes chamada de material de contas douradas, foi desenvolvida para ensinar matemática por meio das formas geométricas que representam os números. É um recurso muito usado nas escolas de ensino fundamental e considerado eficiente no processo de aprendizagem.

No entanto, é fundamental saber que existem diferentes tipos de material dourado e, no artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre os principais deles. Ao fim, você poderá identificar qual o melhor material dourado e ainda poderá adquiri-lo por meio dos nossos links. Confira agora!

Explicando o que é material dourado

Antes de falarmos qual o melhor material dourado, é importante explicarmos o que é e para que ele serve.

Como já mencionamos, o material dourado é uma criação de Maria Montessori (1870-1952), com a finalidade de ajudar as crianças a compreenderem melhor a disciplina da matemática. Ele é composto por placas, tiras e cubos de madeira. As placas representam a centena, enquanto as tiras fazem referência às dezenas e os cubos às unidades.

Normalmente, esse recurso é utilizado na escola com o objetivo de promover aulas mais dinâmicas e divertidas. Inclusive, além dos exercícios já conhecidos da disciplina, outras atividades com o material dourado são propostas e garantem resultados bem positivos.

Em outras palavras, por meio dessa ferramenta lúdica, os alunos se mostram mais dispostos a estudar aritmética. Ou seja, o material dourado é o grande responsável por facilitar o aprendizado sobre os números, posição de algarismos, composição e decomposição e até realização de operações básicas.

Como escolher o melhor material dourado?

Qual o melhor material dourado?

Antes de escolher o melhor material dourado, é importante se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença. Pontos como: material, quantidade de peças, idade recomendada e estojo para armazenamento devem ser analisados antes da compra. Confira abaixo!

Material

O material dourado pode ser encontrado em quatro opções: em madeira, TNT, plástico ou EVA. Obviamente, os de madeiras são mais conhecidos e, por isso, chamados de tradicionais. Essa opção tem um ponto bem positivo, que consiste na sua durabilidade, uma vez que é um material mais resistente.

Já os materiais de TNT, plástico e EVA costumam ser mais frágeis e, em razão disso, podem se deteriorar mais facilmente. No entanto, também dispõe de pontos positivos como a sua leveza e suas cores variadas.

Quantidade de peças

Outro fato importante é levar em consideração a quantidade de peças. Alguns materiais possuem 62 peças, enquanto outros podem ter mais de 1.000. Por mais que em qualquer uma das opções seja possível explorar e aprender matemática, é importante avaliar qual a quantidade de peças ideal para as dinâmicas em sala de aula.

Idade recomendada

Ainda que o material dourado seja um recurso de ensino muito bom para as crianças, é importante saber que ele não é indicado para todas as faixas etárias. Ou seja, esse tipo de ferramenta é recomendada para crianças entre 04 e 12 anos de idade.

No caso das crianças mais novas, ele tende a ser prejudicial ao ensino e ainda dispor do risco de elas engolirem as peças. Já para as maiores, o material dourado também pode perder a sua eficiência, uma vez que as crianças estão aprendendo operações matemáticas mais complexas.

Estojo para armazenamento

Apesar de não ser algo indispensável, verificar se o material dourado vem com estojo para armazenamento pode ser um ponto positivo. Isso porque, as peças são muito pequenas e podem se perder facilmente, especialmente levando em conta que são manuseadas por crianças.

Além disso, os estojos promovem o senso de organização, uma vez que os pequenos são instruídos a guardar de forma correta o material ao final do seu uso. Inclusive, ao ser bem armazenado, o material também tende a durar mais.

Material dourado: nossas recomendações

Agora que já falamos um pouco sobre o que é material dourado, para que ele serve e os pontos que precisam ser considerados antes da compra, vamos às recomendações. Acompanhe!

1. Material dourado com 611 peças de madeira – 06 a 12 anos

Confeccionada em madeira MDF e com 611 peças, esse material dourado é considerado bem completo de acordo com as avaliações feitas pelos próprios consumidores. A idade indicada é para crianças de 6 a 12 anos.

A ferramenta da marca Carlu Brinquedos, conta com 1 cubo de milhar, 10 placas de centena, 100 barras de dezena, 500 cubinhos de unidade e acompanha estojo de madeira. Uma excelente opção para atividades e jogos com material dourado.

👉 Disponível aqui

2. Material dourado com 111 peças de madeira – a partir dos 04 anos

Uma opção um pouco mais compacta que a anterior, o material dourado da marca Pais & Filhos é um dos mais elogiados e vendidos do site da Amazon. Composto por 111 peças, o kit oferece uma boa quantidade de cubinhos, tiras e placas e também conta um estojo de madeira para armazenamento.

Além disso, dispõe de um diferencial interessante que é o uso de madeira de reflorestamento. Ou seja, muito mais que uma ferramenta lúdica, ele também é um produto que preza pelo meio ambiente.

👉 Disponível aqui

3. Material dourado com 111 peças de madeira – 06 a 12 anos

Também com 111 peças, o material dourado da marca Carlu Brinquedos é uma opção de menor quantidade que a apresentada anteriormente do mesmo fabricante. No entanto, também dispõe de excelentes avaliações na Amazon por parte de seus compradores.

Este recurso acompanha 1 placa que representa a centena, 10 tiras que representam as dezenas e 100 cubos que fazem referências às unidades. Inclusive, também acompanha estojo de madeira.

👉 Disponível aqui

4. Material dourado com 77 peças de plástico – a partir dos 06 anos

Diferentemente das opções anteriores, o material dourado de 77 peças da marca MMP é produzido com material em plástico. Divertido e didático, ele possui 50 peças que representam as unidades, 24 peças que referenciam as dezenas e 03 peças que representam as centenas. Inclusive, uma delas com os números impressos de 1 a 100.

Indicado para crianças a partir de 06 anos de idade, o material dourado da MMP acompanha caixa de papelão para o armazenamento das peças.

👉 Disponível aqui

5. Material dourado com 611 peças de EVA – 06 a 12 anos

Por fim, a marca Carlu Brinquedos também dispõe do material dourado com 611 peças, produzido com material de EVA. Colorido e flexível, tende a ser uma ótima alternativa, especialmente para as crianças menores.

Assim como na sua versão de madeira, ele também conta com 1 cubo de milhar, 10 placas de centena, 100 barras de dezena, 500 cubinhos de unidade e acompanha estojo de madeira.

👉 Disponível aqui

Descobriu qual o melhor material dourado?

Chegamos ao fim do artigo e esperamos que ele possa ter auxiliado na compra do seu material dourado. Além disso, para te ajudar, deixamos os links abaixo de cada uma de nossas indicações para que você consiga adquirir o seu de forma rápida e segura.

Vale ressaltar que para saber qual o melhor material dourado, basta se atentar a quais necessidades ele deve atender, ou seja, as dinâmicas em sala de aula, a quantidade de crianças e especialmente, a indicação de faixa etária. Também é muito importante avaliar o material que a ferramenta é produzida para saber se é a melhor opção para você.

Se precisar saber mais sobre o material dourado e seu uso, lembre-se que por aqui, temos diversos conteúdos que detalham bem o assunto. Além disso, para aulas mais divertidas, não deixe de conferir as nossas dicas de jogos com o material dourado. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.