Subtração com Material Dourado no 2° ano

A 2° série do Ensino Fundamental é uma etapa na qual as crianças retomam os conteúdos do 1° ano, intensificando o nível de aprendizado. Em outras palavras, é nessa série que as ferramentas pedagógicas devem estar cada vez mais presentes para aprimorar o conhecimento nas disciplinas.

Quando falamos das matérias fundamentais dessa fase, não podemos deixar de mencionar a matemática e suas operações básicas. Neste cenário, temos a subtração que, assim como a adição, exerce uma enorme importância no desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Além disso, ao combinarmos subtração com Material Dourado no 2° ano, podemos ter resultados ainda melhores que ao realizar operações de forma abstrata. Em razão disso, neste artigo, você irá saber mais do assunto e ainda ter acesso a 5 sugestões de atividades para aplicar em sala de aula.

Vamos juntos?

Qual a importância da combinação da subtração com Material Dourado no 2° ano?

A combinação da subtração com Material Dourado no 2°ano, é muito importante, uma vez que, por meio dela, as crianças são desafiadas a pensar de forma lógica. Isso porque, no ensino tradicional da subtração, os alunos têm acesso à operação apenas de maneira abstrata. Já, ao combinar a subtração com Material Dourado, o ensino se torna concreto.

Isso se dá pelo fato de que, ao usar o Material Dourado, as crianças conseguem visualizar os conceitos que, até então, eram somente abstratos. Ou seja, se no aprendizado clássico elas subtraem apenas no papel, com a ajuda das peças douradas, conseguem ter a visão clara do resultado, após remoção dos itens.

Vale destacar que a subtração é um conceito essencial para o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e ampliação do conhecimento matemático. Além disso, é o primeiro grande passo para o sucesso em operações mais complexas como a divisão e a multiplicação.

Portanto, é fundamental que os alunos tenham uma compreensão sólida desse tipo de cálculo desde cedo. Assim, no futuro, terão pouca ou nenhuma dificuldade em realizar as outras operações.

Como mesclar a subtração com Material Dourado no 2° ano?

Mesclar o ensino da subtração com o Material Dourado no 2° ano, é uma abordagem que requer, antes de tudo, planejamento. Isso porque, esse tipo de estratégia visa auxiliar as crianças a compreenderem a operação de forma concreta e visual. Assim, para bons resultados, algumas etapas devem ser seguidas. São elas:

1. Introduzir o Material Dourado de forma gradual

Ainda que na primeira série as crianças já tenham realizado cálculos com o auxílio do Material Dourado, é importante inseri-lo de forma gradual. O motivo dessa sugestão é ajudar na familiarização dos alunos que podem não conhecê-lo e o resgate da memória dos que já utilizaram.

As crianças, quando entram em longo recesso, o que ocorre no final do ano até o início de uma nova série, tendem a esquecer boa parte das coisas. Isso é algo muito comum e é obviamente recuperado em pouco tempo. Entretanto, é sempre bom ir com calma, especialmente no início do ano letivo.

Além disso, é fundamental que os pequenos também não deixem de praticar a subtração no papel, no livro e na lousa, pois se ficarem condicionados apenas as peças, podem ter dificuldades no futuro. Por isso, o equilíbrio é essencial.

2. Apostar nos problemas do cotidiano

Algo que sempre falamos por aqui é que não basta aplicar um “probleminha matemático” qualquer e usar o Material Dourado para resolvê-lo. É importante que essas situações-problemas estejam total ou parcialmente ligadas ao dia a dia dos alunos.

Nesse sentido, histórias que retratem o cotidiano das crianças tendem a ser mais fáceis de serem compreendidas. Ou seja, ao apostar em problemas sobre a escola, as comidas preferidas, os colegas, os brinquedos e assim por diante, os resultados aparecem mais facilmente.

Vale destacar que todos os problemas podem ser resolvidos com o uso das peças douradas. Em outras palavras, quanto mais as crianças manusearem o Material Dourado, mais fácil será a assimilação do “quebra-cabeça”.

3. Contextualizar as dinâmicas

Outro fator importante é contextualização das dinâmicas de subtração com o Material Dourado no 2° ano. Isso significa que, é fundamental realizar demonstrações aos alunos no sentido de “passo a passo”.

Em outras palavras, no momento em que a subtração for feita, é essencial enfatizar a ideia de que a remoção dos blocos dourados faz com que o número final seja menor. Assim, a absorção do conteúdo tende a ser simplificada.

4. Reforçar a troca e o empréstimo da subtração

Reforçar para os alunos que na subtração existe a troca e o empréstimo é fundamental, especialmente se eles já tiveram contato com esse conceito no ano anterior. Para isso, é necessário mostrar como trocar uma dezena por dez unidades e emprestar uma unidade do número maior para o menor.

Esse tipo de demonstração deve ser feito com o Material Dourado, assim, o processo tende a ser mais simples e haverão menos dificuldades.

5. Investir em atividades lúdicas e jogos

O uso de atividades lúdicas e jogos com o Material Dourado, é uma pauta defendida há anos pelos mais diferentes pedagogos e especialistas em educação. Em razão disso, elas não podem ficar de fora ao combinar subtração com Material Dourado no 2° ano.

Assim, jogos com tabuleiro, dinâmicas em grupo, uso de cartas, brinquedos e até mesmo representações teatrais podem ser ainda mais eficientes na hora de ensinar a adição. Além de se tratar de uma prática eficiente, também torna o aprendizado mais envolvente e divertido.

5 sugestões de atividades de subtração com Material Dourado 2° ano

Agora que você já sabe a importância e como mesclar a subtração com Material Dourado no 2° ano, é a hora de conhecer as nossas sugestões de atividades para auxiliar nessa estratégia. É importante destacar que todas elas podem ser ajustadas seguindo o nível em que cada turma se encontra. Confira, a seguir!

1. Subtração básica com troca e empréstimo

A primeira atividade que sugerimos para mesclar o ensino da subtração com Material Dourado no 2° ano, é o “subtrair, trocando e emprestando”. Para a realização dessa atividade, basta apresentar aos alunos situações-problemas que envolvam a troca e empréstimo. Assim, suponhamos que o problema seja:

“Matheus tem 65 folhas em seu caderno de Português. No entanto, ele precisa usar 27 para realizar um trabalho. Quantas folhas vão sobrar para as aulas?”

Os alunos devem, primeiramente, usar as peças para representar os números 65 e 27. Após isso, deverão remover 1 unidade do número 65 e, em seguida, trocar uma dezena por dez unidades, emprestando a unidade tirada do número 65 para o 7, fazendo com que ele se torne 17.

Esse processo auxilia os alunos na compreensão da ação de troca e empréstimo.

2. Quebra-cabeça de subtração

Outra atividade que mescla o ensino da subtração com Material Dourado é o jogo de quebra-cabeça com peças douradas. A dinâmica é muito simples e funciona da seguinte forma: os alunos devem ser divididos em grupos e cada um deles deverá receber uma determinada quantidade de blocos dourados, 50 cubos para um, 60 para outro e assim por diante.

Após essa etapa, o professor deve definir um subtraendo e solicitar que resolvam o quebra-cabeça. Assim, supondo que o número seja 20, os alunos com 50 cubos precisam tirar 20 do seu Material Dourado para chegar ao resultado. Embora pareça uma atividade comum de subtração, nessa os alunos têm a missão de resolver o cálculo apenas com as peças que têm em mãos.

Caso não seja possível, eles podem pedir emprestado a outro grupo, fazendo com que haja maior interação e cooperação entre eles. No entanto, o fato de fornecer os cubos também pode prejudicar os outros alunos que ficarão com menos peças. Por isso, a atividade é de suma importância para que as crianças aprendam desde cedo a equilibrar os números em seu dia a dia.

3. Resolvendo problemas do mundo real

Como já mencionamos neste artigo, é fundamental aplicar problemas do mundo real ao combinar a subtração com o Material Dourado no 2° ano. Desta forma, além de as crianças aprenderem a usar as peças para resolver as situações, também se sentirão mais envolvidas no contexto.

Assim, basta apresentar problemas do mundo real e solicitar que os alunos resolvam a dinâmica usando o Material Dourado. Nesta atividade, também é possível ampliar o nível de dificuldade tornando-a uma competição entre grupos e duplas, na qual o vencedor é aquele que chegar ao resultado primeiro.

4. Subtração com 3 números

No 2° ano já é interessante realizar atividades de subtração com 3 números, ou seja, 80 -14 – 25, por exemplo. Esse tipo de cálculo costuma ser mais difícil e exigir maior atenção e raciocínio lógico dos pequenos. É aí que entra o Material Dourado.

No caderno, as crianças precisam realizar 2 contas por escrito para chegar ao resultado, tornando o processo, muitas vezes, desgastante. Com as peças douradas o cálculo se torna mais simples. Afinal, eles precisam tirar 14 peças das 80 e depois 25 das restantes.

É nesse momento que os pequenos percebem que a conta não é tão grande quanto parece, o que ocorre é que na representação com lápis, ela acaba sendo maior e mais difícil. Já com o Material Dourado, as etapas são visualizadas de forma mais clara.

5. Jogo da loja do Material Dourado

Por fim, conforme dito anteriormente, inserir atividades lúdicas e jogos é fundamental para melhores resultados na combinação de subtração com Material Dourado no 1° ano. O jogo “Loja do Material Dourado” é muito semelhante ao “Mercadinho do Bairro” que citamos no artigo sobre Jogos com Material Dourado.

No entanto, aqui, o objetivo é apenas praticar a subtração simulando uma loa exclusiva de Material Dourado. Assim, para jogar, basta simular que existe um estabelecimento que venda apenas peças douradas, no qual os alunos realizarão suas compras.

Nesse sentido, as crianças podem comprar a quantidade que desejam, porém, devem subtrair todo o dinheiro que gastaram. Ou seja, as compras serão registradas e cada aluno deve calcular qual a quantia que foi retirada de sua conta.

A finalidade dessa dinâmica é mostrar aos pequenos, além de uma forma diferente de subtração, qual o valor de cada centavo. É possível brincar com notas de dinheiro fictícias e moedas antigas, tornando a dinâmica ainda mais real e contextualizada.

Mescle o ensino da subtração com Material Dourado no 2° ano!

Mesclar o ensino da subtração com Material Dourado no 2° ano é fundamental, pois essa estratégia desempenha um importante papel no desenvolvimento de habilidades matemáticas pertinentes.

Ao usar o Material Dourado como ferramenta de ensino, o processo ensino-aprendizagem se torna ainda mais eficaz e ainda torna as aulas de matemáticas mais dinâmicas, concretas e visuais.

Vale dizer que as peças douradas auxiliam as crianças para o sucesso na disciplina à medida que avançam os níveis. Além disso, todas as atividades que deixamos aqui podem ser ajustadas considerando a etapa em que cada sala se encontra.

Por fim, concluímos que integrar o ensino de subtração com Material Dourado no 2° ano é uma excelente forma de ajudar os pequenos a terem total compreensão dos conceitos matemáticos.

Se você deseja saber mais sobre a aplicação do Material Dourado no 2° ano, confira a nossa categoria completa da série em questão. Boa aula e até a próxima!

 

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